Visto para o Chile

O Chile, assim como a Colômbia, é um país associado ao Mercosul, mas não membro. Então entrar no Chile em viagem de turismo é quase tão fácil quanto entrar na Argentina, Paraguai e Uruguai. Veja nesse post tudo que você precisa saber sobre Visto para o Chile.

Visto para o Chile

Visto

Para viagens de turismo e negócios de até 90 dias não é necessário visto para entrar no Chile.

Existe ainda a possibilidade de ampliação deste prazo. Nesse caso, você deverá fazer um pedido formal ao departamento de imigração chileno pelo seguinte link direto:

Para outros pedidos e consultas relacionadas a visto no Chile, acesse esse link diretamente:

Por última, para outras informações gerais diretamente do Departamento de Imigração Chileno, o link é este aqui:

Documentos – Visto para o Chile

Para permanência no país de até 90 dias você vai precisar basicamente de dois documentos:

  • Passaporte ou Identidade
  • Passagem de retorno

Além disso, podem te solicitar que prove possuir meios suficientes para permanecer no país no tempo desejado. Isso é bastante raro, ocorre quando estão desconfiados que você quer se mudar para o país. De toda forma, a melhor forma de comprovar isso é ter em mãos comprovante de reserva de hotel, cartão de crédito e dinheiro em espécie (melhor se for peso chileno ou dólar americano, embora o real brasileiro seja bem aceito nas casas de câmbio locais).

NÃO são aceitos os seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento (mesmo para recém-nascidos ou menores de idade)
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Identidade de órgãos de classe, como CREA ou OAB
  • Carteira de identidade militar

Passaporte ou Identidade

Para ingressar no Chile você não precisa de Passaporte, mas recomendo que leve ele! Cometi a bobagem de ir somente com a identidade para a Colômbia e causou certa estranheza no departamento de imigração. Ok, eu ainda consegui entrar. Isso se explica pelo fato deles não serem muito acostumados com esse documento, então melhor levar o seu Passaporte.

Todavia, o passaporte deverá conter pelo menos uma folha em branco e validade suficiente até o final da sua estadia. Recomendo que tenha seis meses extras além da sua data de saída do país. Se o seu passaporte não tiver essa validade suficiente, recomendo que você renove antes da viagem.

Observação: A história de Identidade com menos de 10 anos de emissão é lenda, mas a foto tem que condizer com a sua fisionomia atual a ponto de alguém reconhecer que é você. Então garotão de 21 anos, não viaje com a sua identidade com a foto de quando você foi jogar o interséries aos 12 anos. Vai dar problema!

Passagem de volta e Local de Hospedagem

Sinceramente não é algo comum a ser solicitado em viagens na América do Sul, mas as vezes acontece. De toda forma, não custa nada ter uma cópia em papel ou pelo menos no celular. Evite transtornos, esteja preparado para não transformar o primeiro dia do seu rolê em um perrengue.

Comprovante de vacinação

Não é necessário nenhum comprovante de vacina regular para entrar no Chile. Apesar disso, dada a pandemia da COVID-19, recomendo que você se informe sobre as exigências atuais do país, como comprovante de vacina ou algum tipo de teste ou quarentena.

Se você ainda não tem o seu comprovante de vacina da COVID-19, clique nesse link que explicamos tudo sobre como emitir esse certificado pelo ConectaSUS.

Entrada de menores          

São necessário documentos que comprovem a relação do menor com a pessoa que está acompanhando na viagem. Se apenas um genitor estiver acompanhando, é importante um documento de autorização do outro genitor. Caso o outro genitor seja falecido, é necessário levar a certidão de óbito.

Para situações diferentes destas, informe-se junto ao consulado brasileiro no Chile diretamente por este link:

Entrada de animais domésticos

Segundo o Itamaraty, as exigências para entrada com animais domésticos no Chile são as seguintes:

  • O animal deve ser transportado como bagagem de mão (acompanhado do dono).
  • No momento do embarque, o animal não deve apresentar sinais indicativos de contágio por doença transmissível.
  • O animal deverá ser submetido a exame clínico num prazo inferior a 10 dias antes do embarque (15 dias se a origem for os Estados Unidos) para verificar que esteja livre de doenças transmissíveis.
  • O animal deverá ter sido vacinado contra raiva entre 1 e 12 meses antes do embarque (exceto se proceder de país declarado oficialmente livre da doença).
  • Não se exigirá vacinação anti-rábica se o país de procedência estiver declarado oficialmente livre da raiva. Nesse caso, se exigirá certificado que comprove a informação.
  • O animal deverá ter sido submetido a um tratamento contra parasitas externos e internos.

Visto de Trabalho

Está em trâmite no Chile um projeto que altera a legislação do país sobre a entrada de estrangeiros. Embora ainda não esteja aprovado, já existe um decreto que alteram algumas regras. Uma das principais é:

  • Se entrar como turista precisa sair como turista. Não é mais possível entrar como turista e solicitar visto de trabalho em território Chileno.

As autoridades chilenas costumam ser rigorosas com trabalho irregular no país. Estrangeiros flagrados nessa situação podem ser notificados para deixar o país dentro de um prazo e incluídos num banco de informações.

Além disso, qualquer tipo de imigração irregular no Chile poderá ser punida com multas bastante altas, além de outras punições como detenção e expulsão do país.

Seguro-saúde

Não consta como obrigatório, mas é muito recomendável. Países da América do Sul, tal como o Chile, não costumam ter atendimento médico gratuito ao estrangeiro. Então uma complicação de saúde lá pode custar caro.

Carteira de Habilitação

Sua CNH brasileira não serve como identidade no Chile, mas ela serve para dirigir. Sim! Sua CNH vale para aluguel e condução de veículos de passeio durante a sua permanência.

Embaixada do Brasil em Santiago

Av. Apoquindo 3039, piso 3, oficina 301. Las Condes, Santiago.

Tel: (+562) 2876-3400

Site: https://santiago.itamaraty.gov.br

E-mail: brasemb.santiago@itamaraty.gov.br

Visto para o Chile – Últimas Palavras

Agora que você já sabe tudo sobre como entrar no Chile sem dores de cabeça, acesse nossa sugestão de roteiro clicando aqui pra você aproveitar o melhor do país!

¡Buen viaje!

Comente, pergunte, conte a sua experiência!