Colômbia: Roteiro para conhecer (quase) tudo em 17 dias
Sabe tudo que você assistiu em Narcos? Esqueça a parte da violência e insegurança! O resto é bastante parecido na Colômbia. Um povo muito alegre, um país colorido e muitos lugares sensacionais pra visitar! Veja nesse post uma sugestão de roteiro para conhecer a Colômbia!
Quanto tempo ficar
Pelo menos 2 semanas. Pelo menos! Quando viajei pra Colômbia em 2015 fiquei 17 dias, mas poderia ficar mais. Se você puder, eu recomendo 3 semanas. Sem dúvida não será um exagero, a Colômbia tem muitos lugares para visitar e coisas para fazer.
Se você tiver menos que 2 semanas, não deixe de ser uma boa opção, afinal a viagem não é muito longa. Apesar disso, você terá que escolher somente algumas cidades, não poderá conhecer a Colômbia “inteira”.
Época pra viajar para Colômbia
Dezembro a abril são os melhores meses pra viajar pra Colômbia. Evite setembro a novembro, pois são as épocas mais chuvosas.
Minha viagem foi de 30/nov à 16/dez. Lembro que foi apenas um dia de chuvisco no início em Bogotá e uma chuva muito rápida no final da viagem em San Andrés. Alguns dias nublados e o resto com tempo bastante limpo.
Cidades para conhecer
Guardada as proporções, a Colômbia lembra um pouco o Brasil na diversidade de paisagens, climas e relevos. Vale a pena conhecer cada um dos 4 cantos do país.
Na minha viagem de 17 dias, foram as seguintes cidades:
- Bogotá (4 dias)
- Medellín (4 dias)
- Guatapé (bate-volta de Medellín)
- Cartagena (5 dias)
- Santa Marta (1 dia)
- San Andrés (2 dias)
Infelizmente o tempo apertado não me permitiu conhecer Cali, mas todas pessoas que conversei lá me falaram que vale muito a pena incluir ela no roteiro.
Como se locomover entre as Cidades
Na maioria das vezes será por avião. Além do país possuir um relevo muito acidentado, o custo das passagens na Colômbia é muito barato.
O país possui uma companhia low cost (de verdade) chamada Viva Air (antigamente era Viva Colombia), que é uma espécie de Ryanair sul-americana (aliás, eles são acionistas da Viva Air). Essa companhia possui passagens MUITO baratas, a maioria entre 50.000 a 200.000 COPs (algo como R$ 65 a 260) por trecho. Entretanto, tome cuidado! Eles cobram absolutamente tudo que for extra, como bagagem despachada, check-in no balcão, ar que você respira, etc.
Para os trechos mais curtos pode usar o serviço de ônibus, mas prepare o estômago e leve aquele santinho favorito na carteira. Digamos que os motoristas colombianos não são muito adeptos da direção defensiva.
Todos os trechos foram realizados de avião, exceto a ida e volta entre Cartagena – Santa Marta (5:00 cada trecho) e Medellín – Guatapé (2:30 cada trecho) que foi feito de ônibus.
Duas coisas importantes sobre viajar de ônibus, além da direção agressiva dos motoristas: a) As passagens são compradas na hora, não existe (ou não existia em 2015) a possibilidade de compra antecipada; b) Leve um casaco para a viagem, o pé pesado dos motoristas é proporcional à potência do ar-condicionado 😛
Roteiro Colômbia
A forma mais fácil de chegar na Colômbia é via Bogotá. Salvo situações específicas, provavelmente o trecho Brasil – Colômbia mais barato e com mais opções de voo será para a capital Colombiana.
A sequência da minha viagem foi: Brasil – Bogotá – Medellín – Guatapé – Medellín – Cartagena – Santa Marta – Cartagena – San Andrés – Bogotá – Brasil. Esse roteiro segue a lógica da menor distância entre as cidades.
Aproveitando todo meu conhecimento avançado em PaintBrush, preparei um mapa (não inclui Guatapé que é bem perto de Medellín) para demonstrar o Roteiro Colômbia:

O que eu faria diferente nesse roteiro
Como eu já falei no texto, incluir Cali pode ser uma boa opção, considere essa possibilidade no seu roteiro. Apesar disso eu não retiraria nenhuma cidade da viagem. Então, se quiser conhecer Cali, terá que aumentar os 17 dias.
Além disso, também acrescentaria mais 1 ou 2 dias para San Andrés (a depender o quanto você gosta de praia)! Para compensar, reduziria 1 dia de Cartagena e 1 dia de Bogotá, mas sem arrependimentos.
Agora é só planejar sua viagem. Se quiser saber mais sobre aspectos burocráticos de passaporte e visto para entrada na Colômbia, clique aqui. Eu tenho certeza que a Colômbia vai te surpreender! Se ficou com alguma dúvida ou se você já foi pra lá, mande um comentário 😊

Catarinense, morando na Itália, engenheiro civil, mestre em energia, mergulhador, piloto de avião e várias outras coisas que já inventei nessa vida, mas o que gosto mesmo é de viajar! 🙂
Países que já visitei:
🇧🇷🇨🇴🇨🇱🇲🇹🇺🇾🇩🇰🇸🇪🇫🇮🇷🇺🇪🇨🇱🇻🇪🇪🇱🇹🇧🇾🇵🇱🇨🇿🇦🇹🇭🇺🇸🇰🇮🇹
5 respostas