Praias de Malta [Parte 1/2 – Sul]
As praias de Malta são verdadeiros paraísos naturais. Além de lugares que são verdadeiros sets de cinema, a ilha localizada no Mar Mediterrâneo possui um conjunto de balneários com diversas possibilidades de lazer à beira-mar.
Sobre Malta
A ilha de Malta foi por muitos séculos território extremamente estratégico, dada sua localização no mar mediterrâneo. Entre 1814 e 1964 a ilha era uma colônia do império britânico.
O país possui uma população de 500 mil habitantes, que aumenta bastante no verão, visto que se trata de um importante destino turístico na Europa. Além disso, Malta possui importantes benefícios tributários que atrai milionários e também muitas empresas de jogos de azar (casinos online).
Essa ilha também é destino de muitos estudantes que desejam aprender o idioma inglês (já escrevemos um texto sobre intercâmbio em Malta, clique aqui para acessar), além de ser também um paraíso gastronômico, visto que sua localização é muito próxima da Itália, sofrendo forte influência da culinária italiana.
As ilhas de Malta
Sim, embora todos falem “a ilha de Malta”, o território é composto por 3 ilhas: Malta, Gozo e Comino.
Malta: a principal ilha, localizada ao Sul, com maior extensão territorial e também o local mais desenvolvido.
Gozo: essa ilha fica localizada ao Norte e podemos considerar que é a parte “mais raiz” de Malta.
Comino: localizada entre as Malta e Gozo, Comino possui apenas 3,5km² (algo como 350 campos de futebol). Embora Malta possua diversos lugares paradisíacos, sem dúvidas Comino é um “paraíso superior”. Você vai entender isso quando conhecer Blue Lagoon.
As praias de Malta
Malta possui vários tipos de praia. A primeira divisão que faço entre elas são as “praias de areia” e as que não são literalmente de areia (algumas de lajes de pedras ou pequenas pedrinhas, como britas na orla). A grande diferença é o conforto para ficar à beira-mar, tanto térmico como físico (é muito mais confortável sentar em praias de areia, não é mesmo!?).
Além disso, algumas dessas praias possuem o fundo com uma areia clara, o que ajuda muito naquela cor azul turquesa do mar, enquanto outras são mais tradicionais. Apesar disso, todas elas possuem água limpa e cristalina, visto que o país se preocupa muito com a questão de saneamento, afinal o turismo é uma importante atividade econômica da ilha.
Em certas épocas do ano, você ainda pode encontrar aquelas algas nos primeiros metros de mar em algumas praias, que embora sejam inofensivas, causam um certo desconforto para entrar no mar.
Praias de Malta – Sul
Sem mais delongas, vamos a lista de praias, que obviamente não são todas, mas contemplam a maioria das mais visitadas e que conheci em 2017. Como são muitas praias, dividimos esse post em dois. Nessa primeira rodada serão listadas as praias que ficam localizadas ao Sul de Malta. No post 2 concentraremos aquelas que ficam ao Norte e são minhas preferidas. Para conhecê-las, clique aqui.
1. St. George’s Bay
St. George’s Bay é a praia de Paceville (na região de St. Julians), o lugar mais turístico de Malta, onde se encontram bons restaurantes e diversas casas noturnas.
A praia em si é nota 7, sem nada de muito especial e orla com pequenas pedrinhas que parecem aquele tipo de brita mais fina (brita 0 para os engenheiros).
Apesar disso, considerando os bons restaurantes, bares do entorno e sua localização no meio de uma das principais áreas turísticas de Malta, com certeza você vai acabar conhecendo essa praia e dando um mergulho ou tomando uma cerveja por lá.

2. Balluta Bay
Assim como St. George’s Bay, essa praia também não é algo que se diga “sensacional”, mas também fica localizada em St. Julians, a região mais turística de Malta.
Diferente da anterior, essa é uma praia de areia, mas a faixa é muito pequena e dependendo da maré, fica totalmente encoberta pela água. Apesar disso, dada a localização, pode ser uma boa opção para os dias em que você estiver sem disposição para ir muito longe.
É nessa área que se localiza o Neptunes Waterpolo Club, que é uma espécie de clube aquático que tem uma grande piscina fincada a beira de Balluta Bay. Junto ao clube fica localizado o Paul’s Sea Breeze, local interessante para almoçar ou jantar e ainda tomar uma geladinha no meio da tarde.

3. Font Ghadir Beach
Esse balneário fica localizado em Sliema, uma área próxima de St. Julians. Esse local é bastante diferente porque são lajes de pedra onde você pode tomar sol ou dali pular no mar.
O lugar fica bem próximo do bar Surfside e também de algumas piscinas esculpidas nessa laje de pedra. Essa praia não é indicada para crianças, pois pode ser um local perigoso. Mesmo os adultos devem tomar cuidado para não escorregar nas pedras ou mesmo ser jogado contra elas enquanto tiver tomando banho de mar. Mergulhar de cabeça, jamais!

4. St. Peter’s Pool
Esse é um dos paraísos que Malta conserva. St. Peter’s Pool é um lugar ímpar e incrível. Dificilmente você encontrará outro lugar parecido no mundo, portanto, é visita obrigatória quando você viajar para Malta.
St. Peter’s Pool é uma espécie de piscina natural, bastante profunda e rodeada por lajes de pedra. O relevo natural do local permite que tenhamos vários patamares de onde as pessoas podem mergulhar, a depender da coragem de cada um 😛

E olha só como é o fundo do mar lá… água absolutamente transparente:

Esse balneário fica em Marsaxlokk, uma comunidade pesqueira que possui um mercado bastante famoso. Você pode aproveitar esse rolê para conhecer essa região.
O acesso por Transporte Público exige uma caminhada de aproximadamente 25 minutos a partir da estação de ônibus mais próxima. Se for de carro existe um estacionamento quase ao lado da piscina.

Praias de Malta – Norte
Para conhecer as praias localizadas ao Norte de Malta, continue lendo a segunda parte desse texto clicando neste link aqui.

Catarinense, morando na Itália, engenheiro civil, mestre em energia, mergulhador, piloto de avião e várias outras coisas que já inventei nessa vida, mas o que gosto mesmo é de viajar! 🙂
Países que já visitei:
🇧🇷🇨🇴🇨🇱🇲🇹🇺🇾🇩🇰🇸🇪🇫🇮🇷🇺🇪🇨🇱🇻🇪🇪🇱🇹🇧🇾🇵🇱🇨🇿🇦🇹🇭🇺🇸🇰🇮🇹