Parque Farellones – Chile
Quando falamos em estações de ski no Chile, logo pensamos em Valle Nevado. Apesar disso, o Parque Farellones pode ser uma boa opção, especialmente para os que nunca esquiaram. Embora menos badalado, o Farellones tem algumas vantagens sobre Valle Nevado. Descubra nesse texto.
Farellones faz parte de um roteiro do MSL no Chile, num período de 11 dias. Se quiser saber mais sobre o roteiro, clique aqui.
Sobre o Parque Farellones
Farellones fica próximo de Santiago (Chile). Trata-se de uma espécie de parque de diversões e aventura, seja no período de inverno como no verão. Nesse texto vamos ver o que pode ser feito lá durante a época mais fria.
O parque é o mais próximo da capital chilena. O deslocamento entre Santiago e Farellones leva em torno de 1 hora dependendo de onde você sair de Santiago, condições da estrada e trânsito. Essa é uma vantagem sobre o Valle Nevado que fica cerca de meia hora mais distante.

Existem diversas atrações em Farellones e alguns serviços (ok, não são muitos quando comparados com outras estações maiores como Valle Nevado). Entretanto, se a sua intenção for um dia de diversão na neve, talvez isso não faça tanta diferença. Se você pretende se hospedar e ficar mais tempo na montanha, talvez Farellones não seja o lugar ideal, porque a vila é realmente bem pequena.
Custo de entrada
O custo de entrada no parque é de 15.000 pesos chilenos (algo como R$ 100). Crianças entre 1,00m e 1,20m de altura pagam meia e menores de 1,00m entram de graça.
Esse ingresso dá acesso a todas atividades, mas é claro que algumas podem ter filas as vezes um pouco longa. Além disso, se você quiser fazer snowboard ou ski deverá alugar os equipamentos, bem como os itens de segurança. Quando fui em 2016 o aluguel do snowboard mais equipamentos de segurança custaram em torno de R$ 200.

Atrações de Farellones
Farellones alterou seu nome recentemente para Parque Farellones justamente para deixar bastante claro sua proposta: diversão. Então diferente de outras estações de ski, Farellones é o local ideal para quem quer literalmente “curtir na neve”, especialmente para as famílias.
Além disso, o local pode ser ideal para os iniciantes na prática de ski ou snowboard. O parque possui 2 pistas, uma delas mais longa e com menor inclinação vai do setor mais alto (Cumbre) até o setor Base. A outra é mais curta, porém mais inclinada, localizada a direita no setor Cumbre.
A seguir vejamos outras atrações do Parque Farellones além de Ski e Snowboard.
Tubing
Descida na montanha dentro de uma boia com até 6 pessoas. Também existe a opção individual.

FatBikes
Bicicletas adaptadas com pneus mais largos para andar sobre a neve.

Tirolesa
Descida de 540m de distância dentro da estação de ski.

Teleférico
Essa atração serve tanto para aqueles que querem apenas dar um rolê e curtir o visual do Parque Farellones como para os praticantes de Ski e Snowboard para subir a montanha após a descida.

Trenó
São umas espécies de bandejas para deslizar sentado sobre a neve.

Trineos Moto
São uns carrinhos equipados com ski em vez de rodas em que você consegue guiar a direção. Não possuem motores.

Triciclo
Triciclos com rodas adaptadas para descida na neve.

Escola de Ski e Snowboard
Para aqueles que nunca andaram de Ski ou Snowboard vale a pena fazer 1 hora de aula para aprender algumas coisas básicas sobre o esporte. Com certeza isso fará a diferença para os iniciantes poderem aproveitar melhor as descidas.
Dicas sobre Farellones
A primeira delas é vestir roupas específicas para a neve. Se você não tem, existem diversos lugares para alugar em Santiago.
Caso você não durma na montanha, recomendo que você deixe para tomar café da manhã após subir a montanha, porque você pode enjoar no caminho de subida. Além disso, reforce o café porque você vai precisar de bastante energia durante o dia. Levar um lanche para comer durante o dia também pode ser uma boa ideia para não perder tempo parando para almoçar. Você pode deixar para almoçar após a estação fechar às 17:00.
Evite ir dia de semana, caso contrário você terá que disputar espaço com os chilenos. Nos dias de semana a maioria dos frequentadores são somente turistas. Ainda que você vá dia de semana, procure chegar cedo para evitar filas para comprar ingressos e aluguel de equipamentos.
Tenha em mente que Farellones está num ponto inferior em relação a outras pistas, então a temporada de neve nessa estação começa depois e termina antes das demais estações de ski. Sendo assim, procure ir nos meses de Julho e Agosto para não ter surpresas.
Agora é só aproveitar o rolê na montanha que com certeza será uma experiência inesquecível, especialmente para aqueles que vão pela primeira vez. Se você quiser saber mais sobre o nosso roteiro no Chile que também traz informações sobre Pucón e Santiago, clique aqui.

Catarinense, morando na Itália, engenheiro civil, mestre em energia, mergulhador, piloto de avião e várias outras coisas que já inventei nessa vida, mas o que gosto mesmo é de viajar! 🙂
Países que já visitei:
🇧🇷🇨🇴🇨🇱🇲🇹🇺🇾🇩🇰🇸🇪🇫🇮🇷🇺🇪🇨🇱🇻🇪🇪🇱🇹🇧🇾🇵🇱🇨🇿🇦🇹🇭🇺🇸🇰🇮🇹