O que fazer em Pipa – RN
Localizada na cidade de Tibau do Sul (RN), Pipa é um dos principais destinos turísticos do nordeste brasileiro. São 9 praias para visitar e muitas atrações para aproveitar principalmente durante o dia. Veja nesse texto o que fazer em Pipa – RN.
Quando ir?
Antes de falarmos sobre as praias, fique ligado nas melhores épocas do ano para visitar Pipa. Agosto a Janeiro são os meses com menor volume de chuva (menos de 80mm). Sendo assim, evite o período entre o final de Fevereiro e Julho.
A temperatura é constante o ano inteiro, com médias mínimas de 24°C e máximas de 28°C.
Como chegar em Pipa?
Para você que não mora no RN ou em estados próximos, a melhor maneira de chegar lá é pelo Aeroporto de Natal, que na verdade fica na cidade vizinha de São Gonçalo do Amarante.
Para ir para Pipa, alugar um carro é provavelmente a melhor opção. No próprio aeroporto existem diversas locadoras (eu aluguei na Movida). Recomendo que já reserve antes de chegar para não correr o risco de pagar caro ou não ter mais automóveis disponíveis.
O aluguel do carro será útil para chegar em Pipa e para se locomover lá. Além disso, você pode aproveitar a viagem para conhecer outras cidades, como São Miguel do Gostoso ou Natal, por exemplo.
Onde ficar?
O lugar é bem pequeno e boa parte da locomoção você faz andando. Quanto mais ao centro e próximo do mar você ficar, melhor! Existem diversas opções de hospedagem, desde hotéis até apartamentos para alugar em condomínios.
Eu fiquei no Pipa Beleza Spa Resort e recomendo. Lugar tranquilo e próximo do centrinho e da praia. Além disso, os apartamentos são confortáveis e a estrutura do condomínio é legal. A reserva foi feita pelo Booking.com. Se você quiser ficar no mesmo lugar, clique aqui para acessar o mesmo anúncio.
Onde ir e o que fazer em Pipa?
Pipa tem muitos rolês pra curtir. Obviamente a maioria deles está ligado ao mar. Então, veja aqui o que fazer em Pipa – RN.
1. Chapadão – Falésias
As falésias da Praia de Pipa, também conhecidas como Chapadão ficam localizadas entre a Praia do amor e das Minas. Você pode chegar lá andando pela Praia do Amor ou mesmo pela estrada principal e entrando na rua em direção ao Restaurante Amô. Ali existe um caminho para ir para as falésias.
Como explicado, é possível acessar pela parte de cima ou debaixo e também andar/escalar essa subida por meio de uma pequena trilha. Lá embaixo está a Pedra do Moleque, ou Pedra da Pipa, que é a origem do nome do local.

2. Pedra do Moleque – Pedra da Pipa
Reza a lenda que lá no milênio passado, quando os Portugueses avistaram essa pedra, eles associaram a uma pipa, mas não aquela pipa que os moleques empinam com cerol 😛 . Na verdade, em Portugal, pipa significa um barril de vinho ou azeite. Então, lá do meio do mar, eles diziam que era a Pedra da Pipa.
Se você veio diretamente nesse ponto do texto, volte no item anterior para saber como chegar lá 😛

3. Praia do Amor
Seguindo a ordem de proximidade, a Praia do Amor é a melhor da região para aproveitar o dia sem fazer nada na beira do mar. A praia é top, pouco vento na maior parte do tempo, fácil acesso e vários quiosques com serviço de bar e restaurante, com cadeiras de praia e guarda-sol free.
Essa praia também é apropriada para o surf, no final do dia sempre tem uma cabeçada na água e mais gente ainda assistindo da areia.
Quando a maré sobe, uma parte da praia fica tomada pela água, então, dependendo da altura do mar, você ficará impedido de cruzar de um lado para o outro. Se estiver mais ao Sul, provavelmente terá que sair da praia pelas falésias. Pelo menos foi assim que eu fiz quando isso aconteceu 😛

4. Rolê de Quadriciclo
O rolê de quadriciclo é uma boa opção para conhecer vários locais de um jeito diferente. Pra quem curte esporte a motor é ainda melhor!
Contratei o serviço do @pipaspeed que fica na rua principal, pertinho do Minas Auto Center. Escolhi a rota 1, que é a mais curta (2 horas e meia). Na verdade, no final você até cansa, então achei suficiente. O passeio possui o seguinte roteiro:
- Saída de Pipa/RN
- Chapadão
- Praia das Minas
- Falésias
- Morro Vermelho
- Praia da Sibaúma c/ parada para banho de mar
- Travessia Rio Catu
- Fazenda do Camarão
No final, na fazenda do camarão tem mais algumas coisas pra fazer como tiro de arco e flecha e outros paranauês. Lá você também pode almoçar, mas sinceramente o preço é um pouco salgado pra um lugar que nem pra ver o mar é possível. Acho que não vale a pena, só se você estiver com muita fome!

5. Praia de Pipa
Teoricamente é a praia principal, mas como tem muitas pedras e a maré sobe e inunda toda a faixa de areia, não é exatamente a praia que as pessoas vão para ficar de bobeira na beira do mar.
De toda forma, vale a passada no local pela paisagem. Você pode aproveitar e almoçar no Orishas Resto Bar (@orishasrestobar) que fica literalmente na “esquina da praia”, com uma vista sensacional do lugar. Também vale ir nesse mesmo restaurante no final de tarde para acompanhar o pôr-do-sol de um lugar privilegiado.

6. Passeio de Barco
Existem diversos passeios de barco saindo da Praia de Pipa. A hora de saída é quando a maré sobe, então fique ligado! O ponto alto do passeio é a baía dos golfinhos, onde é possível ver vários golfinhos muito perto da praia. Achei que valeu a pena, mas não chega a ser sensacional. O roteiro era:
- Saída da Praia de Pipa
- Praia do Madeiro
- Baía dos golfinhos c/ mergulho
- Praia do Amor
- Falésias (Chapadão) / Pedra de Pipa
- Retorno para a Praia de Pipa

7. Praia do Madeiro
Uma das melhores praias da região pra curtir o dia na areia e tomar banho de mar. O lado negativo é que a praia do Madeiro fica a 4km do centrinho de Pipa. Apesar do carro ser a melhor forma de chegar lá, não existem muitas áreas para estacionar, então tente ir cedo.

8. Praia de Sibaúma
A praia de Sibaúma fica a 12km de carro do centrinho de Pipa, considerando o caminho de fora. É possível ir também “por dentro”, ou seja, costeando o mar, mas só faça isso se estiver com 4×4 ou quadriciclo.
Aliás, essa é uma das praias que constam no roteiro do rolê de quadriciclo. Apesar disso, recomendo conhecer o local com mais tempo e aproveitar as piscinas naturais.

Ao Sul da praia de Sibaúma fica a foz do Rio Catu. Dependendo da maré e da vazão do rio é possível atravessar o rio com a água pela cintura ou peito. Vale a pena atravessar e conhecer a praia pelo outro lado do rio também. Se você estiver de carro, também é possível atravessar o rio com a ajuda dos balseiros. Vão te cobrar uns pilas 😉
9. Casa de Farinha
Se você ficar num Airbnb ou qualquer acomodação que não tenha café da manhã, a Casa de Farinha será muito útil pra você. Trata-se de uma padaria/cafeteria que serve bons cafés e sanduíches. Ainda que você esteja num hotel com café da manhã, vale a pena passar lá um dia para experimentar 😊. O instagram deles é @casadefarinhapipa.

10. Espaço Lampião
Pipa possui excelentes restaurantes para todos gostos. Você vai encontrar muitas opções e provavelmente não vai conseguir ir em todos que desejar, por falta de tempo. Então vou deixar uma dica de uma excelente opção, para almoçar ou jantar: o Espaço Lampião.
O Espaço Lampião (@espacolampiao) fica localizado na Av. Baía dos Golfinhos (via principal), na “parte inicial” para quem chega em Pipa. O local é bastante confortável e tem uma boa vista do mar. Esse restaurante serve comida luso-brasileira. A maioria dos pratos é focado em frutos-do-mar, mas também existem outras opções no cardápio.

Viajar para Pipa
Agora que você já sabe mais sobre um dos melhores destinos do Nordeste brasileiro, é só preparar o protetor solar e fazer as malas. Ah, e se você não for do RN e quiser saber mais sobre como comprar passagens baratas, confira esse post sobre o Google Flights.

Catarinense, morando na Itália, engenheiro civil, mestre em energia, mergulhador, piloto de avião e várias outras coisas que já inventei nessa vida, mas o que gosto mesmo é de viajar! 🙂
Países que já visitei:
🇧🇷🇨🇴🇨🇱🇲🇹🇺🇾🇩🇰🇸🇪🇫🇮🇷🇺🇪🇨🇱🇻🇪🇪🇱🇹🇧🇾🇵🇱🇨🇿🇦🇹🇭🇺🇸🇰🇮🇹