O que fazer em Napoli – Itália

Napoli é um dos principais destinos turísticos da Itália. E o motivo para isso são muitos: os belos balneários e ilhas que existem nos arredores (Capri, Sorrento, Amalfi), a rica história da região (por exemplo com Pompéia logo ao lado da cidade), a geografia ímpar onde está localizado o vulcão Vesúvio e, claro, a melhor pizza do mundo!

“Morei” 1 mês em Napoli e tive a chance de conhecer muitos locais na região. A ideia desse texto é apresentar algumas dicas do que fazer em Napoli em um resumo de opções de entretenimento que existem lá. Andiamo!

Nesse texto você verá:

  • 1. Pizzaria em Napoli
  • 2. Napoli subterrânea
  • 3. Castelo de Sant’Elmo
  • 4. Museu Arqueológico de Napoli
  • 5. Quartieri Spagnoli
  • 6. Estádio Diego Armando Maradona – Jogo do Napoli
  • 7. Basílica São Francisco de Paula
  • 8. Catacumbas de São Genaro
  • 9. Baladas em Napoli
  • 10. Outras atrações próximas de Napoli

Vamos Lá! Andiamo!

1. Pizzaria em Napoli

Já coloquei o assunto em primeiro lugar porque esse é um ato obrigatório em Napoli. Acredite, 90% das pizzarias de Napoli vão te servir pizzas incríveis, é difícil achar um “ruim”. Evidentemente, existem as “melhores delas”.

Pizza Napoletana

Antes de dar algumas dicas, saiba que para receber o título de “Pizza Napoletana DOC”, o estabelecimento deve seguir um conjunto de regras que contém desde a origem dos ingredientes até o tipo e temperatura do forno. Se você estiver curioso sobre essas regras, pode conferir o documento “Disciplinare Internazionale per l’ottenimento del marchio collettivo Verace Pizza Napoletana“ completo clicando aqui.

Bom, provei excelentes pizzas em Napoli, com valores entre 5 e 12 euros. Na verdade, foi difícil encontrar alguma “mais ou menos”, exceto aquelas portinhas que ficam abertas até 5 da manhã (mas daí já é querer demais). Seguem 3 recomendações:

  • L’Antica Pizzeria Da Michele: A mesma do filme Comer, Rezar e Amar.
  • Pizzeria Vincenzo Capuano: Localizada no bairro Chiaia.
  • 50 Kalò: Em frente à Piazza Sannazaro

2. Napoli subterrânea (Napoli Sotterranea)

Napoli subterrânea é uma experiência literalmente embaixo da. Esse rolê é uma visita às primeiras redes de aquedutos subterrâneos que eram usadas para abastecer as residências e praças da cidade de Napoli desde o século III a.C.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o local foi convertido para funcionar como um imenso abrigo antiaéreo. A visita conta com guias bastante simpáticos e é repleta de história. Por exemplo, lá você poderá ver inscrições nas paredes que contam a história do local, como “calendários” para contar os dias ou mesmo caricaturas de Hitler e Mussolini.

O tour está disponível em inglês, espanhol e italiano. A entrada custa 10 euros. Se quiser saber mais informações, acesse o site: www.lanapolisotterranea.it

Napoli Subterrânea
Napoli Subterrânea

3. Castelo de Sant’Elmo

O Castelo de Sant’Elmo é uma fortificação da era medieval localizado na colina de Vomero. Sua construção foi iniciada no século XIV e proporcionava uma posição militar estratégica.

Castelo Sant'Elmo
Castelo Sant’Elmo

Eu diria que a visita ao Castelo em si não possui nada de extraordinário, especialmente para quem já conheceu outras fortificações similares como o Castelo de San Felipe de Barajas em Cartagena e também a Fortaleza Velha de Livorno.

Apesar disso, a visita ainda vale a pena pela sensacional vista da cidade, do golfo de Napoli e também do Vulcão Vesúvio.

Napoli - Vista do Castelo de Sant'Elmo
Napoli – Vista do Castelo de Sant’Elmo

O custo da entrada é de 5 euros e para maiores informações, clique aqui para acessar o site.

4. Museu Arqueológico de Napoli (Museo Archeologico di Napoli)

O Museu Arqueológico de Napoli é um dos mais antigos e completos museus da Europa. Ele abriga diversas coleções de história natural, egípcia, mosaicos, esculturas e Grécia antiga, por exemplo.

Peça da coleção egípcia - Museu Arqueológico de Napoli
Peça da coleção egípcia – Museu Arqueológico de Napoli

Além destes, talvez o principal destaque desse museu é a coleção de artigos de Pompéia, com diversos objetos e obras de arte recuperados nas escavações realizadas por essa cidade que foi devastada por uma erupção do Vulcão Vesúvio no século I d.C.

Outro ponto alto do museu é o gabinete secreto que armazena objetos obscenos romanos, em especial aqueles recuperados nas escavações de Pompeia. O gabinete secreto foi criado em 1817, mas foi proibido durante muitos anos desde a sua abertura, até que foi totalmente liberado a partir dos anos 2000.

O custo da entrada é de 18 euros. Fique atento porque algumas exposições do museu estão abertas somente em uma parte do dia. Maiores informações consulte o site oficial: www.mann-napoli.it

5. Quartieri Spagnoli

O Quartieri Spagnoli é um dos principais bairros de Napoli. A Via Toledo é a principal rua deste bairro durante o dia. Ali se concentra o comércio e também diversas opções de “comida de rua” e gelaterias. Você não pode deixar de provar a pizza frita, que lembra um pouco o nosso pastel.

Durante a noite a Via Toledo sai de cena e as ruas do interior do Quartieri Spagnoli passam a ter destaque. São dezenas de opções de restaurantes a preços bastante honestos, assim como bares que ficam bastante agitados.

6. Estádio Diego Armando Maradona – Jogo do Napoli

Quando você chegar na cidade, rapidamente perceberá que Maradona não é um Deus apenas na Argentina, mas também em Napoli. Isso se explica pela passagem vitoriosa do argentino pelo time do Napoli na década de 80.

A cidade é realmente fanática pelo ídolo dos nossos hermanos e pelo futebol como um todo. Visitar o estádio em um dia de jogo pode ser uma experiência memorável até mesmo para os que não são tão ligados em futebol.

O estádio fica localizado um pouco antes da região de Bagnoli e tem fácil acesso por meio da estação de trem “Napoli Campi Flegrei”.

Estádio Diego Maradona
Estádio Diego Maradona

7. Basílica São Francisco de Paula e Palácio Real de Napoli (Basilica San Francesco da Paola e Palazzo Reale di Napoli)

A Basílica São Francisco de Paula é um dos principais templos da cidade de Napoli. Ela está localizada na Praça do Plebiscito, no lado oposto Palácio Real de Napoli.

Essa edificação do século XIX não foi planejada como uma igreja, mas sim como um edifício em tributo à Napoleão Bonaparte. Durante a sua construção o imperador francês caiu e a obra foi convertida em uma igreja pelos Bourbons que haviam restituído o poder na região.

Basílica São Francisco de Paula
Basílica São Francisco de Paula

Enquanto isso, o Palácio Real de Napoli que fica no lado oposto da Basílica, foi construído em 1600 sob encomenda do vice-rei espanhol. O local deveria hospedar o rei Felipe III da Espanha, mas isso nunca aconteceu. Esse palácio acabou se tornando a residência oficial do vice-rei que o encomendou e nos anos seguintes também abrigou algumas famílias reais. Atualmente esse palácio recebe exposições de arte e também conserva alguns cômodos reais para visitação.

Palácio Real de Napoli
Palácio Real de Napoli

8. Catacumbas de São Genaro (Catacombe di San Gennaro)

As catacumbas de São Genaro estão localizadas em Capodimonte. Essa localização se deve à tradição greco-romana que não permitia enterrar os mortos dentro das muralhas da cidade.

Esse cemitério subterrâneo possui dois níveis, sendo que um deles foi por muito tempo um cemitério particular da família que era proprietária daquela área. Também é nesta catacumba que já estiveram enterrados os restos mortais de São Genaro que empresta o nome ao local.

Em algumas partes temos áreas que funcionavam como igrejas. Nessas salas é possível ver afrescos no teto um pouco desgastados pelo tempo. Durante a segunda guerra mundial o local também foi utilizado como abrigo e local de culto religioso católico.

Na visita guiada do local você vai conferir desde covas destinadas aos indigentes (geralmente nos locais mais baixos ou no próprio solo) até covas de pessoas mais abastadas em locais mais elevados e repletas de adorno.

Catacumbas de São Genaro
Catacumbas de São Genaro

9. Baladas em Napoli

Eu diria que Napoli não é exatamente o melhor destino para quem procura esse tipo de diversão noturna, especialmente após a pandemia que acabou resultando no fechamento de alguns locais. Apesar disso não se desespere! Existem algumas opções 😊

No “centro” de Napoli você não vai encontrar absolutamente nenhum local que se possa chamar de “Balada”. O lugar mais próximo disso que encontrei no verão de 2022 é o AlterEgo, que fica próximo à praça Bellini, local onde os napolitanos e estrangeiros se reúnem para beber.

Apesar disso, cerca de 14km do centro da cidade (30 minutos de carro) existe a localidade Bagnoli onde se concentram alguns locais onde são realizados os eventos. As principais baladas ali são:

Além de Bagnoli, existem outras opções em torno do Lago di Patria, que fica uns 30 km do centro de Napoli. Ali você poderá encontrar baladas nos seguintes clubs:

10. Outras atrações próximas de Napoli

Napoli é cercada de muitos pontos interesses que podem ser acessadas facilmente de barco ou trem em um bate-volta.

Segue uma lista dos principais pontos por ordem de interesse:

  • Capri (ilha turística)
  • Pompéia (cidade romana antiga que foi preservada após a erupção do Vesúvio no século I d.C)
  • Sorrento (vilarejo turístico banhado pelo mar)
  • Positano (vilarejo turístico banhado pelo mar)
  • Amalfi (vilarejo turístico banhado pelo mar)
  • Salerno (cidade histórica da região de Campania)
  • Ischia (ilha turística)

Quer conhecer outros lugares da Itália? Veja algumas outras cidades:

Comente, pergunte, conte a sua experiência!