O que fazer em Cartagena das Índias – Colômbia
Cartagena é, junto com San Andres, o destino mais badalado da Colômbia. A cidade é repleta de história e muitos atrativos para turistas de todas as idades. Descubra nesse texto o que fazer em Cartagena das Índicas.
Localizada no litoral Norte da Colômbia, a cidade fica próxima de Barranquilla. Possui cerca de 900 mil habitantes e quase 500 anos de história. A cidade foi sede do governo imperial espanhol e em 1984 foi declarada Patrimônio histórico mundial pela UNESCO.
Esse importante destino turístico na América do sul, faz parte de um roteiro do MSL na Colômbia, num período de 17 dias. Se quiser saber mais sobre o roteiro, clique aqui. Para informações sobre a entrada de brasileiros na Colômbia também existe um texto no site que pode ser acessado clicando aqui.
Clima e Quando ir para Cartagena
O clima é quente o ano todo, sendo dividido em estações seca e chuvosa. A estação seca, e melhor época para visitar, é entre dezembro a abril.
A temperatura é praticamente a mesma o ano inteiro. A amplitude térmica diária é pequena, ou seja, calor de dia (30°C) e calor à noite (25°C). Apesar dessas temperaturas não serem absurdas para brasileiros, eu diria que a sensação térmica é maior do que estamos acostumados. Só dá pra dormir no ar-condicionado!
Quanto tempo ficar
Conforme o post sobre o Roteiro na Colômbia aqui no MSL, a sugestão é 5 dias. Foi exatamente esse tempo que fiquei na cidade e não me arrependo. Foi o suficiente. Se você curte uma balada, reserve esses 5 dias coincidindo com o final de semana!
Chegando em Cartagena
O aeroporto fica bastante próximo da cidade, algo como 5km, ou 10 minutos de carro. Para esse trajeto você terá que pegar um taxi ou uber. Se for pegar um táxi, negocie o preço antes, porque os taxistas não são as pessoas, digamos, “mais corretas” da Colômbia.
Onde ficar em Cartagena
Existem duas opções de locais para se hospedar em Cartagena. A primeira e mais comum é dentro da cidade murada, onde fica toda a área histórica e com a maioria dos atrativos em Cartagena.
A segunda opção é num bairro vizinho mais moderno e também turístico chamado Bocagrande. Essa opção talvez seja mais adequada para quem viaja com filhos e queira um lugar um pouco mais confortável e “um pouco menos” de agitação.
A opção de Bocagrande também é a melhor alternativa para quem quer ficar perto da praia, embora eu tenha desconsiderado esse rolê em Cartagena, visto que essa praia não tem nada de especial. Deixei o rolê do mar para San Andres e Santa Marta.
Custo para o turista
A Colômbia como um todo possui custos bastante módicos, sem sustos para os brasileiros. Obviamente Cartagena é um pouco mais cara pelo apelo turístico, mas muito mais tranquilo que muito destino turístico brasileiro.
Segurança
Embora a Colômbia seja razoavelmente tranquila, Cartagena é um lugar muito turístico, portanto cuidado! Apesar de não ter presenciado situações negativas, recomendo atenção, especialmente em aglomerações onde podem existir abatedores de carteira e celulares.
Outro ponto importante a ser destacado é a prostituição. Embora não estejamos falando especificamente sobre segurança, é um ponto notório. As ruas e praças ficam repletas de “damas de compañia” de noite e madrugada. Então, saiba disso antes de chegar em Cartagena.
Por último, percebi uma oferta de drogas acima da média de outros locais turísticos. Vários taxistas oferecem o serviço de venda de drogas, mesmo sem serem requisitados. Sendo assim, esse é outro ponto de atenção importante!
Como se locomover
Quando visitei Cartagena em 2015 ainda não existia Uber na cidade. Isso se revelou um problema, porque encontramos muitos taxistas picaretas que tentam cobrar 3 a 5 vezes mais caro que o normal. Taxímetro simplesmente não existia na cidade.
Por esse motivo, sempre que for pegar um táxi, negocie o preço antes. As corridas na Colômbia são mais baratas que no Brasil (após a conversão da moeda), então use nosso referencial como valor teto. Com a chegada do serviço de Uber, creio que essa situação deixou de ser um problema.
A cidade murada (Ciudad Amurallada)
Sem dúvidas a história da cidade murada é o que faz Cartagena ser o que é. Estamos falando de uma região da cidade (cerca de 20 a 30 quadras) cercadas por uma muralha de pedras. Essa é a região onde se localiza o centro histórico.

Esses muros foram construídos ao longo de 2 séculos pelo império espanhol. O objetivo era defender a cidade contra invasões. Boa parte dessas construções estão preservadas e hoje fazem parte de um cenário turístico repleto de história. Você pode caminhar ao lado e sobre elas essas muralhas. Existem ainda cerca de 11km dessas estruturas.
O centro histórico
Como em diversos povoados colombianos, o centro histórico conserva a arquitetura original de muitas construções que são destaque na paisagem, especialmente pelas suas cores chamativas.

O local também é famoso por ser retratado na obra “O amor nos tempos do cólera” de Gabriel García Márquez, um ícone do realismo fantástico. Para quem gosta de literatura é uma oportunidade para mergulhar dentro do ambiente vivido por Florentino e Fermina, personagens do livro.
Onde ir e o que fazer em Cartagena
O número de rolês possíveis é bastante grande. A cidade possui muitos restaurantes e casas noturnas. Além disso tem algumas opções de ilhas próximas cor ar caribenho ou mesmo a praia de Bocagrande (que já falei que não vale muito a pena). A seguir vou listar alguns lugares que eu fui, tanto para aproveitar durante o dia quanto à noite.
1. Café del Mar
Essa é uma parada obrigatória em Cartagena. Além de ser um espaço ao ar livre bastante agradável e voltado para o mar, ele fica exatamente sobre os muros da “Ciudad amurallada”, o que transforma num local ímpar.
Além disso, o pôr do sol no mar também é um ponto alto do lugar. Então, já fica a dica para que você conheça o lugar no final de tarde. Por outro lado, nem tudo são flores. Embora seja um lugar aconchegante, confortável e com uma atmosfera muito boa, o atendimento é demorado e não existem muitas opções de comida.
Outra coisa surpreendente é não ter café! Ok, é um bar voltado para bebidas alcoólicas, mas surpreende ter esse nome e não ter absolutamente nenhuma opção de café. Por outro lado, considerando ser um local único, o custo das bebidas não é nenhum absurdo.

Mesmo assim, com esses avisos em mente, vale muito passar um final de tarde no Café del Mar, assistir ao pôr do sol e ouvir boa música.
2. Castillo de San Felipe de Barajas
Estamos falando da maior construção militar espanhola na América. O castelo é gigante e muito bem conservado/restaurado.
Essa construção começou a ser edificada em 1536, quando ainda se chamava Castillo de San Lázaro. Ocorreram muitas reformas e ampliações durante o domínio espanhol, e em 1657 teve seu nome alterado para o atual, “Castillo de San Felipe de Barajas”.

Esse castelo esteve no centro do famoso “Cerco de Cartagena das Índias” quando a Grã-Bretanha tentou dominar a região, que possuía localização militar estratégica. Essa é até hoje a maior derrota da marinha inglesa, que teve seus quase 200 navios derrotados pelas forças espanholas, garantindo à Espanha supremacia na região até o século XIX.
Atenção! Não espere um castelo estilo europeu, com aposentos luxuosos ou qualquer tipo de jardim imenso com linhas geométricas. Essa é uma construção com finalidade puramente militar. Ainda assim, é bastante interessante dada a sua magnitude.
3. Balada: La Movida
A noite de Cartagena é bastante agitada, especialmente no final de semana. A cidade tem várias opções de rolês noturnos, desde barzinhos good vibes até baladas que terminam de manhã. Uma das que me recomendaram foi “La Movida”, que com toda certeza valeu muito a pena.
Essa balada fica dentro da cidade murada, pertinho do Café del Mar, região que concentra a maior parte da vida noturna de Cartagena.
A casa recebe turistas de todo lugar do mundo, aliás, como todos lugares dessa parte da cidade! E, da mesma forma que todos lugares da Colômbia, as pessoas curtem a festa insanamente do primeiro ao último minuto.
4. Bar/Restaurante: Cuba 1940
Essa é uma opção de bar/restaurante para curtir a noite, ou pelo menos o início dela (também vale de esquenta). Cuba 1940, como o nome sugere, é um estabelecimento com tema cubano que vale a pena conhecer.

Fica localizado na frente da Plaza San Diego, lugar bastante agradável que concentra outros bares e restaurantes no entorno. Ainda que você não goste dessa opção, terá várias outras alternativas para escolher a poucos passos de distância.
Outras atrações de Cartagena
Ilhas do Rosário: São cerca de 30 ilhas que podem ser acessadas numa viagem de 40 minutos de barco. O cenário é muito melhor que as praias de Cartagena, visto que nessas ilhas o visual é muito mais “caribenho”. Apesar disso, se San Andres estiver no seu roteiro, recomendo que deixe para viver a praia lá.
Rolê sobre as muralhas: É possível andar sobre boa parte das muralhas, assim como os soldados espanhóis faziam séculos antes. Nesse caminho você encontrará canhões e algumas guaritas para aquela foto de turista clichê que todos gostam 😊
Kite Surf: Vento, muito vento. Venta muito em Cartagena! Cenário perfeito para fazer kitesurf (ou cometa, como eles chamam). Em muitos lugares são ofertadas essas aulas. Vou deixar aqui o link de uma escola.
É isso aí! Agora é só fazer as malas (não esquecer o protetor solar) pra conhecer um dos principais destinos da Colômbia. Para saber sobre outros destinos na Colômbia clique aqui. Se quiser saber mais sobre passaporte e visto para brasileiros em turismo na Colômbia, clique nesse outro post aqui.

Catarinense, morando na Itália, engenheiro civil, mestre em energia, mergulhador, piloto de avião e várias outras coisas que já inventei nessa vida, mas o que gosto mesmo é de viajar! 🙂
Países que já visitei:
🇧🇷🇨🇴🇨🇱🇲🇹🇺🇾🇩🇰🇸🇪🇫🇮🇷🇺🇪🇨🇱🇻🇪🇪🇱🇹🇧🇾🇵🇱🇨🇿🇦🇹🇭🇺🇸🇰🇮🇹
Que lugar lindo! Tenho muita vontade de conhecer Cartagena 🙂