Medellín: O Rio De Janeiro colombiano

Exatamente! Após conhecer a Colômbia, eu afirmo que Bogotá está para São Paulo assim como Medellín está para o Rio de Janeiro. Isso não quer dizer que o bogotano (sim, esse é o gentílico de Bogotá) seja frio e esteja sempre correndo, pelo contrário, mas o povo de Medellín tem um carisma especial, são ainda mais abertos, com um toque de malandragem.

Além disso, as festas da cidade são bastante agitadas e o povo muito alegre e hospitaleiro, com certeza você pode puxar conversa na rua que o papo vai longe.

Medellín, cidade de 2,5 milhões de habitantes, faz parte de um roteiro do MSL na Colômbia, num período de 17 dias. Se quiser saber mais sobre o roteiro, clique aqui. Para informações sobre a entrada de brasileiros na Colômbia também existe um texto no site que pode ser acessado clicando aqui.

Quando ir para Medellín

Assim como Bogotá, os meses mais chuvosos em Medellín são Março a Maio e Setembro a Novembro. Entretanto, a pluviosidade é maior que na capital colombiana, então, se for possível, evite esses meses.

A temperatura é praticamente a mesma o ano inteiro. O clima é bem parecido com a região sudeste brasileira, dias quentes (média de 28°C) e noites amenas (média de 16°C).

Quanto tempo ficar

Conforme o post sobre o Roteiro na Colômbia aqui no MSL, a sugestão é de 4 dias. Se você curte uma balada, reserve esses 4 dias coincidindo com o final de semana, porque vai valer a pena!

Chegando em Medellín

O aeroporto de Medellín fica em Rionegro, aquele mesmo onde ocorreu o fatídico acidente da Chapecoense. Ele fica razoavelmente distante da cidade de Medellín, algo como 25km, ou 35 a 40 minutos de carro. Para esse trajeto você terá que pegar um taxi, uber ou algum serviço de transfer.

Onde ficar em Medellín

Com certeza a melhor opção é em El Poblado, nos entornos do Parque Lleras. Essa é a região com a melhor infraestrutura turística, bairro arborizado, “ruas bonitinhas”, e muita opção de lazer noturno.

El poblado - Medellín
El Poblado

Custo para o turista

A Colômbia como um todo possui custos bastante módicos, sem sustos para os brasileiros.

Segurança

A primeira impressão em alguns lugares é um pouco de insegurança. Alguns lugares que fui as pessoas ficavam olhando, ou pelo menos minha cabeça dizia isso. Naturalmente, quando você chega na terra do Cartel de Pablo Escobar, não tem como não lembrar de tudo aquilo que você assistiu e ouviu falar.

Por sorte, esse passado não existe mais. No fim das contas, não presenciei nenhuma situação adversa nos 4 dias em que fiquei na cidade.

Como se locomover

A locomoção de Uber na Colômbia é muito barata, mais em conta que no Brasil. Apesar disso, Medellín tem um sistema de transporte eficaz no eixo principal da cidade.

Como a cidade tem um formato “alongado”, acaba que tudo fica “próximo” da linha do metrô, tornando a mobilidade muito mais efetiva por meio desse sistema de transporte. Com todo meu conhecimento em PaintBrush, tracei as linhas de metrô em cima da foto de satélite da cidade pra dar essa dimensão:

metro medellín
Linha de metrô – Cidade de Medellín

O que fazer durante o dia

Medellín tem muitas coisas para serem feitas durante o dia, mas também a noite. Esse balanço entre os dois momentos vai depender da sua energia. Aqui vou listar alguns lugares que eu fui, mas naturalmente existem muitos outros.

1. Pueblito Paisa

Pueblito Paisa está localizado no Cerro Nutibara, praticamente no meio da cidade de Medellín. Pra chegar lá, pegue o metrô até a Estação Industriales e depois disso uma pernadinha de 20-25 minutos até o local. Se for preguiçoso (eu fiz a pé!), é bom pegar um taxi porque lembro que na época que viajei pra lá (2015), só eles podiam subir no cerro.

Pueblito Paisa - Medellín
Pueblito Paisa

Esse local é uma representação de uma vila típica colombiana, com uma fonte na praça central, igreja, escola, prefeitura e tudo mais que tinha nessas vilas. Além disso, temos também algumas lojas de souvenirs que você já pode aproveitar e riscar essa obrigação da sua viagem 😊

Igreja Pueblito Paisa
Igrejinha de Pueblito Paisa

Lá de cima você terá uma vista interessante da cidade, embora o cerro não seja tão alto. Dependendo do estilo da pessoa, poderemos ter comentários desde “nada demais” até “sensacional”. Sinceramente, acho que valeu a pena, recomendo conhecer o local, especialmente por ser fácil e rápido de chegar, mas, provavelmente, não será o ponto mais alto da sua viagem.

2. Piedra del Peñol

A Piedra del Peñol é basicamente uma pedra gigante de 200m na qual construíram uma escada de 650 degraus que fica localizada em Guatapé, cerca de 2 horas e meia de Medellín.

Piedra del peñol - Guatapé
Piedra del peñol

O melhor custo benefício para chegar em Guatapé é ir de ônibus. Custa cerca de 12.000 COP cada trecho. Para chegar lá você pode ir até a estação de metrô chamada “Caribe”. Ali do lado fica o “Terminal del Norte”. Várias empresas fazem o trecho, com muitas partidas durante o dia. Recomendo você ir cedo.

Chegando no local, tem serviço de tuc-tuc (aquelas motos que rebocam uma espécie de sofá cabine de passageiros) para você subir até a base da Piedra. Dali pra frente, pernas pra que te quero?! Garanto que a vista após os 650 degraus valerá a pena (e será um ótimo exercício pra “depurar” as Club Colombia que você bebeu e beberá na Colombia!)

Piedra del Peñol
Vista do alto da Piedra del Peñol

Vida Noturna em Medellín

Embora curta os rolês diurnos, a vida noturna é de primeira importância pra mim! Vamos começar a falar das baladas. Entretanto, antes disso, precisamos falar sobre a cultura Colombiana nas festas.

Colômbia não é Brasil! Sem difamar nem um país nem o outro, mas são culturas diferentes. A música latina, especialmente o reggaeton são destaques na noite colombiana. Uma coisa muito importante é entender que a expressão “vim só pra dançar” se aplica muito na Colômbia.

Em Medellín, descobri que a expressão cultural do povo (especialmente das colombianas) por meio da música e da dança é algo, digamos, muito forte. Então entenda! As colombianas vão dançar de um modo bastante sensual e bem próximo (muito próximo), mas isso não quer dizer que elas queiram ficar com você! Aliás, não é muito comum ver casais se beijando na balada e qualquer tipo de pegação (mas, acontece!).

Isso não quer dizer que, você coletor de bandeiras, não vá conseguir sua bandeira colombiana, apenas entenda que… o approach é diferente do que acontece no Brasil. Enfim, vamos às baladas…

1. Bendito Seas

Chegamos quinta-feira em Medellín e logo de cara nos recomendaram a casa noturna “Bendito Seas”. Partiu! Chegando na porta, sério, deu medo! Turma mal encarada, e um aviso informando que era proibido faca e arma de fogo! Como assim!? Sim, tinha o desenho de uma faca e de um revólver circulados com um “proibido”. Providencial!

Após esse revés psicológico inicial, entramos na balada que estava quase vazia (chegamos cedo, mais tarde lotou!). De cara tinha uma cama gigante no meio da pista e coisas pitorescas. Era noite de open bar (e a entrada foi 25.000 COP… ótimo negócio, não!?).

As primeiras cervejas estavam “frias” (10ºC), em 1 ou 2 horas já estavam servindo cerveja direto do fardo (tipo 25ºC). Aliás, precisamos falar de cerveja na Colômbia! Cerveja gelada como no Brasil não existe na Colômbia. Eles costumam tomar mais quente. Então a dica é: Sempre peça uma “cerveza helada”, isso vai ajudar eles te entregarem aquelas do fundo, mais próximas de 2 a 5°C.

Nada disso foi problema, a festa foi irada, o povo colombiano realmente sabe como curtir uma balada. O DJ fala a toda hora no microfone, o que é bastante divertido! Entramos no clima, bebendo cerveja quente, e curtimos demais a festa! Ah.. aquela sensação de insegurança inicial não se confirmou! 😊

2. La Ruana de Juana

Após ter perdido a noite de sexta-feira (destruído pela subida da Piedra del Piñol), chegou o sábado. Destino: La Ruana de Juana. Baladinha padrão de Medellín. Assim como a Bendito Seas, fica nos entornos do Parque Lleras.

O povo curte alucinadamente as festas na Colômbia. Se você chegar cedo na balada e não tiver quase ninguém, isso não mudará a forma em que as pessoas vão estar “empolgadas” dançando na pista. Entre no clima e garanto que será uma ótima experiência.

La Ruana de Juana

3. Parque Lleras

O Parque Lleras fica em El Poblado (onde você deve ficar hospedado, ok!?) e é uma espécie de “marco zero” da região. Além de ponto de referência pra saber o quão próximo você está dos melhores restaurantes e baladas de Medellín, o parque (que é bem pequeno, quase uma praça) é sempre bastante movimentado e será seu destino provável após a balada!

Parque lleras - Medellín
Parque lleras

Se você for na época do Natal, vai ter a oportunidade de ver o parque com iluminação temática.

Outras atrações de Medellín

Sobrou tempo? Está com energia após a balada? Ainda existem outras coisas para fazer em Medellín como:

É isso aí! Agora é só fazer as malas pra conhecer o Rio de Janeiro colombiano. Para saber sobre outros destinos na Colômbia, clique aqui. Se quiser saber mais sobre passaporte e visto para brasileiros em turismo, clique nesse outro post aqui.

Comente, pergunte, conte a sua experiência!