Ljubljana – Eslovênia
Ljubljana é a capital e maior cidade da Eslovênia. A cidade é o centro cultural, educacional e econômico do país, com uma população de cerca de 290.000 habitantes.
O local possui uma rica história, bela arquitetura, interessante vida noturna e também por ser um destino mais econômico que alguns dos seus vizinhos como a Itália e Áustria. Ainda assim, a moeda usada no país é o Euro, o que facilita muito quando incluímos Ljubljana em uma viagem pela Europa (Clique aqui para saber como economizar com moeda em viagens internacionais). Alguns pontos turísticos importantes da cidade incluem o Castelo de Ljubljana, o Mercado Central e a Ponte Tripla.

1. Breve história sobre Ljubljana
A cidade tem uma história que remonta aos tempos antigos, muito antes de grandes civilizações, tal como a romana. Os primeiros habitantes conhecidos da área foram a tribo Ilíria que se estabeleceu na região no século IX aC. A história da cidade é marcada por uma série de invasões e ocupações por diferentes potências, incluindo celtas, romanos, hunos, ostrogodos, bizantinos, ávaros, francos, habsburgos e turcos otomanos (Ufa! Parece que todo mundo passou por lá!).
O assentamento romano denominado Emona foi a base para o surgimento da cidade no século I d.C. Os primeiros registros históricos do nome Ljubljana são mais recentes, durante o século XII d.C.
Aliás, existe uma lenda que nessa época um dragão aterrorizava a cidade cuspindo fogo a partir das torres do castelo. Depois de um tempo ele se apaixonou por uma fêmea e desse amor nasceu o primeiro dragão artista do mundo. Ok… é só uma lenda, mas você vai ver referências à dragões por toda cidade, inclusive uma das principais pontes do centro se chama Ponte do Dragão por possuir esculturas de dragões em seus bordos.

Mais recentemente, durante o século XIX, Ljubljana tornou-se a capital do Ducado de Carniola, uma terra constituinte do Império Austro-Húngaro. Após a Primeira Guerra Mundial, o território tornou-se parte do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos (mais tarde conhecida como Iugoslávia). Em 1991, a Eslovênia declarou independência da Iugoslávia, momento em que Ljubljana tornou-se a capital do novo estado independente.
2. Quando ir para Ljubljana
Não há um “melhor” período para visitar Ljubljana, pois a cidade tem muito a oferecer o ano todo. Então a sua escolha basicamente vai depender do clima que você prefere, que pode variar muito dependendo da estação.
No verão, as temperaturas podem chegar a 30°C, época em que ocorrem mais eventos e festivais ao ar livre. Na estação mais gelada, as temperaturas podem cair para cerca de 0°C e frequentemente há neve. No entanto, a cidade ainda é um destino popular durante os meses de inverno, com mercados de Natal, esqui nas montanhas próximas e outros eventos festivos nos meses mais frios do ano.

3. Quanto tempo ficar em Ljubljana
Se você quiser apenas conhecer os principais marcos e atrações, provavelmente poderá fazê-lo em um ou dois dias, visto que tudo fica próximo entre si, visto que a cidade não é muito grande. No entanto, se quiser explorar a cidade ao máximo e experimentar tudo o que ela tem para oferecer, recomendo que você reserve mais alguns dias, incluindo uma sexta e/ou sábado para aproveitar melhor a vida noturna da cidade.
Além disso, também existem muitos passeios de um dia que podem ser feitos usando Ljubljana como base para alcançar outras partes da Eslovênia, como os Alpes Julianos (130km de distância).
4. Como chegar em Ljubljana
Bom, isso vai depender de onde você vai sair. A cidade conta com um Aeroporto (Jože Pučnik) moderno e até “grande” para uma cidade com menos de 300 mil habitantes. O terminal fica localizado a cerca de 25 quilômetros à noroeste da cidade. Do aeroporto, você pode pegar um ônibus ou táxi até o centro da cidade.
Se você estiver em Veneza, Salzburgo, Munique ou Zagreb, pode ser interessante alugar um carro para fazer o trecho via terrestre ou mesmo comprar uma passagem de trem ou ônibus.
5. Onde ficar em Ljubljana
Sem dúvidas você deve escolher o centro da cidade que é onde tudo acontece e estão localizadas as principais atrações.
Além de alugar um Airbnb, você também pode checar alguma das opções de hotéis e hostel abaixo:
- Grand Hotel Union: hotel 4 estrelas localizado a uma curta distância da praça principal e de outros pontos turísticos.
- Hotel Lev: hotel de 4 estrelas localizado perto do Mercado Central de Ljubljana e do Castelo de Ljubljana.
- Hostel Tresor: albergue econômico localizado perto da Ponte Tripla e do Mercado Central.
Existem também outras opções espalhadas pelo centro, certamente você encontrará um lugar para ficar que atenda às suas necessidades e orçamento. Abaixo um mapa com opções pelo Booking.com:
Booking.com6. Segurança em Ljubljana
Ljubljana é uma cidade segura para turistas. As taxas de criminalidade são baixas e a cidade tem a reputação de ser amigável e acolhedora. No entanto, como em qualquer cidade, é sempre uma boa ideia estar atento ao seu entorno e tomar precauções básicas para proteger você e seus pertences, especialmente em locais de maior aglomeração.
7. Como se locomover em Ljubljana
Basicamente você chegará em todos os pontos de interesse turístico a pé em Ljubljana. A cidade é razoavelmente pequena, então dificilmente você precisará de um taxi ou ônibus.
A cidade ainda conta com um sistema bem legal de compartilhamento de bicicletas que podem ser acessadas em estações espalhadas pela cidade. O serviço se chama BicikeLJ e você pode utilizá-lo baixando o app (também chamado BicikeLJ). O custo do serviço é de apenas 1 euro para o pacote semanal, desde que você não ultrapasse 60 minutos por cada utilização. O intuito é fazer você devolver a bike assim que terminar o uso, podendo pegar outra logo em seguida.

Catarinense, morando na Itália, engenheiro civil, mestre em energia, mergulhador, piloto de avião e várias outras coisas que já inventei nessa vida, mas o que gosto mesmo é de viajar! 🙂
Países que já visitei:
🇧🇷🇨🇴🇨🇱🇲🇹🇺🇾🇩🇰🇸🇪🇫🇮🇷🇺🇪🇨🇱🇻🇪🇪🇱🇹🇧🇾🇵🇱🇨🇿🇦🇹🇭🇺🇸🇰🇮🇹