10 Coisas para fazer em Livorno – Itália

Livorno não é o destino turístico mais óbvio da Itália. Mas isso não quer dizer que não valha a pena dar uma passadinha de pelo menos 1 dia nessa cidade portuária. Afinal, Livorno está ao lado de Pisa e Firenze, destino mais tradicionais entre os turistas.

Livorno Italia

A história de Livorno se confunde com toda a história da Toscana. O local foi uma importante escala marítima da República de Pisa, que existiu entre os séculos XI a XV. Como estou morando na Toscana, pertinho de Livorno, vou mostrar o que você pode visitar em um dia de bate volta na cidade!


Nesse texto você verá:

  • 1. Café na Via Grande
  • 2. Fortaleza Nova – Fortezza Nuova
  • 3. Bairro Venezia Nuova – Quartiere Venezia Nuova
  • 4. Igreja de Santa Catarina – Chiesa di Santa Caterina
  • 5. Fortaleza Velha – Fortezza Vecchia
  • 6. Mercado Central – Mercato Centrale
  • 7. Almoço na Piazza Grande
  • 8. Catedral de São Francisco – Catedrale di San Francesco
  • 9. Terraza Mascagni
  • 10. Santuario della Madonna delle Grazie di Montenero
  • 11. Hospedagem em Livorno

Vamos Lá! Andiamo!


1. Café na Via Grande

A Via Grande é a principal avenida comercial da cidade. Lá você encontrará restaurantes, cafés, bares, farmácias e lojas dos mais variados tipos.

E se você chegar cedo na cidade, a sugestão é escolher um dos vários locais que existem nessa avenida para tomar seu café da manhã, ou… per fare la colazione!

Uma das sugestões é ir na “La deliziosa” que fica no encontro entre a Via Grande e a Via del Giglio. Lá você encontrar grande opção de doces e salgados. O café também é de primeira e os preços bem honestos.

Segue o instagram deles: @pasticcerialadeliziosa

2. Fortaleza Nova – Fortezza Nuova

Agora que você já está de café tomado, hora de bater perna. O primeiro destino é a Fortaleza Nova, que fica bem pertinho da Via Grande.

Essa fortaleza teve sua construção iniciada no século XVI, fruto da expansão da cidade de Livorno. No final do século XVII dois terços da fortaleza foram desmontados para dar lugar a novas áreas de construção dentro da cidade.

Fortaleza Nova Livorno

Mais tarde, essa fortaleza foi usada como quartel e armazém militar. Durante a Segunda Guerra Mundial o espaço foi severamente atingido por bombardeios, que destruíram a maior parte das construções internas.

Fortezza Nuova
Fortezza Nuova Livorno

O acesso à fortaleza se dá por uma ponte localizada no lado Sul. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é das 08:30 às 19:00. O espaço também é usado para eventos como Shows e Teatro. Confira a programa no site oficial: www.fortezzanuova.it

3. Bairro Venezia Nuova – Quartiere Venezia Nuova

Se você foi na Fortaleza Nova, você já estava dentro do Bairro Venezia Nuova! Esse é um conjunto de quarteirões que ficam as Fortalezas Nova e Velha.

Esse espaço urbano cortado por muito canais é o mais charmoso da cidade. Lembra um pouco a cidade de Venezia, com muito menos glamour, é claro!

Quartiere Venezia Nuova

O Bairro Venezia Nuova, que foi severamente bombardeado durante a segunda guerra mundial, conservou a maior parte do urbanismo e arquitetura original durante sua reconstrução no pós-guerra. Sendo assim, esse espaço representa o verdadeiro antigo centro da cidade.

Bairro Venezia Nuova

Se você for lá durante o verão, é possível que esteja acontecendo o tradicional evento “Effetto Venezia”. São algumas semanas em que as ruas são animadas por shows, eventos culturais e também são montadas barraquinhas de comida e bebida que deixam as ruas cheias. Em 2022 o evento ocorrerá em 2 períodos: de 3 a 7 de agosto e de 16 a 18 de setembro.

4. Igreja de Santa Catarina – Chiesa di Santa Caterina

Ainda dentro do Bairro Venezia Nuova se encontra a Igreja de Santa Catarina. Ela fica localizada na Piazza Dei Domenicani. Construída a partir do século XVII e concluída no século XVIII, tem a sua cúpula como elemento mais marcante, a qual pode ser vista praticamente de todos os lugares do bairro.

Igreja de Santa Catarina Livorno
Chiesa di Santa Catarena Livorno

5. Fortaleza Velha – Fortezza Vecchia

Muito maior que a Fortaleza Nova, esse é um local que provavelmente você precisará dedicar mais tempo para conhecer (1 hora!?). Essa fortaleza está localizada na extremidade oeste do Bairro Venezia Nuova, junto ao porto de Livorno.

Fortaleza Velha Livorno

O espaço da Fortaleza Velha é cheio de história. Nesse local foram encontrados vestígios do final da Idade do bronze e início da Idade do Ferro, por volta de 1200 a.C. O espaço já foi dominado pela República de Pisa, República de Firenze, Ducato de Firenze e Granducato da Toscana.

Fortezza Vecchia Livorno

O início dessa construção militar foi ainda durante a Idade Média, no século XIV, com diversas ampliações e alterações nos séculos seguintes.

Fortezza Vecchia
Fortezza Vecchia Livorno

A visitação do local é gratuita e o horário de funcionamento é das 9 às 20h, exceto segunda-feira em que fica fechada.

Fortaleza Velha

6. Mercado Central – Mercato Centrale

O Mercado Central fica cerca de 4 quadras da Via Grande e condensa diversas bancas que vendem todo tipo de alimento, como queijos, carne e peixes. Existem alguns pequenos espaços para alimentação lá dentro, mas eu diria que não é o local mais confortável para tomar um café por exemplo. A movimentação é bastante intensa no lugar.

Mercado Central Livorno
Entrada do Mercado Central
Mercato Centrale Livorno
Interior do Mercado Central

No lado de fora, na Via Buontalenti, também se aglomeram diversas barraquinhas que vendem de tudo, desde flores até roupas e sapatos… e também os famigerados importados chineses.

7. Almoço na Piazza Grande

Assim como no café da manhã, a melhor pedida de restaurantes está na Via Grande, na altura em que cruza com a Piazza Grande. Lá você terá várias opções para o almoço com boa comida e preço bem honestos.

A recomendação fica para o I’m Pasta! Excelente massa tradicional italiana. Se você for no final de semana, recomendo que chegue cedo para o almoço, pois eles costumam reservas mesas e rapidamente o local fica cheio.

Fica aqui o Instagram deles: @impastalivorno

I am Pasta Livorno

8. Catedral de São Francisco – Catedrale di San Francesco

Se você almoçou ou está pela Piazza Grande, aproveite para conhecer a Catedral de São Francisco que fica exatamente nesta praça. A Catedral de São Francisco também é conhecida como Duomo di Livorno.

Bom, estamos falando de mais uma das milhares de igrejas da Itália! Essa foi encomendada pela dinastia Medici, que deu as cartas por muitos séculos na região de Livorno. A construção dessa igreja iniciou-se em 1594 e foi quase que integralmente reconstruída após a segunda guerra mundial.

Catedral de Sao Francisco Livorno

9. Terraza Mascagni

A Terraza Mascagni é um local a céu aberto bastante amplo à beira-mar na Viale Italia. Onde hoje é esta área de contemplação e recreação, existiu antigamente um forte militar chamado Forte dei Cavalleggeri. O edifício era utilizado para vigiar a costa marítima e garantir a segurança sanitária nos desembarques marítimos em Livorno, bem como coibir o contrabando.

O espaço foi concebido em 1925 e ampliado em 1931, quando recebeu o nome de Costanzo Ciano, um personagem bastante ligado ao facismo de Mussolini. Após a segunda guerra ele foi ampliado com os escombros do centro da cidade, ocasião em que foi rebatizado com o nome atual, o do compositor Pietro Mascagni.

Terraza Mascagni

10. Santuario della Madonna delle Grazie di Montenero

Junto com a Fortaleza Velha, o Santuário de Montenero é uma das principais atrações turísticas da cidade.

Esse Santuário fica um pouco distante do centro, está localizado entre Antignano e Castellaccio. Se você não estiver de carro, a melhor forma de chegar lá é utilizando ônibus, por meio da Linha Vermelha (LAM ROSSA). Você deve descer na última estação, chamada Montenero.

Daí pra frente é ladeira acima! São cerca de 800m de percurso subindo 119m (15 minutos de caminhada). Para os menos dispostos, existe a opção de subir de Funicular, o qual está localizado exatamente na rótula onde tem a parada de ônibus.

Caminho Santuario Montenero
Caminho para o Santuário

Reza a lenda, que em 1345, um pobre pastor aleijado encontrou uma pintura que representava a Virgem Maria. Daí ele teve uma intuição que o guiou até o topo da Colina de Montenero, onde ele levou a imagem e recebeu a graça da cura da doença.

A construção do santuário foi iniciada muito tempo depois, no século XVIII. A partir daí, mais milagres foram atribuídos à Madonna di Montenero, o mais notável deles em 1742 relacionado ao terremoto que devastou a cidade.

Santuario Montenero

Bom, no fim das contas, o local é um grande complexo arquitetônico da igreja católica, rico em detalhes e beleza. Com certeza vale a visita, mesmo para aqueles menos ligados ao catolicismo.

O site oficial do Santuario é: www.santuariomontenero.org

Hospedagem em Livorno

A seguir um mapa com opções de hospedagem na área central de Livorno:

Booking.com

Comente, pergunte, conte a sua experiência!