8 coisas para fazer em Liubliana – Eslôvenia
Liubliana é uma cidade com uma rica história e bela arquitetura. Descubra nesse texto 8 coisas para fazer em Liubliana.
Se quiser saber dicas sobre a cidade e também sobre a sua história, clique aqui para acessar o post “Liubliana (Liubliana) – Eslovênia”.
1. Castelo de Liubliana
Este castelo, que remonta ao século 11, e está localizado no topo de uma colina que pode ser acessada facilmente a pé.
Lá de cima você terá uma excelente vista da cidade, além de poder conferir algumas exibições temporárias e permanentes que contam um pouco da história do país, tal como uma exposição sobre as marionetes.
- Dentro do castelo você também poderá visitar a área utilizada como prisão e subir a torre e obter o melhor ângulo da cidade.
Site: https://www.ljubljanskigrad.si/en/
Custo do ingresso: 12 Euros



2. Explorar a Cidade Velha
A Cidade Velha de Liubliana, que é o próprio centro da cidade, está repleta de charmosas ruas, praças e edifícios, e é um ótimo lugar para passear e apreciar as vistas e arquitetura.



3. Parque Tivoli
Este é um dos principais parques públicos em Liubliana. Ele está localizado no centro da cidade e é um local popular tanto para turistas como moradores. O parque possui jardins, playgrounds, instalações esportivas, um teatro ao ar livre e um grande lago. É também a casa do Castelo Tivoli, que abriga o Centro Internacional de Artes Gráficas. O parque é um ótimo lugar para relaxar, curtir a natureza no meio da cidade ou ainda praticar esportes.




4. Ponte do Dragão (Dragon Bridge)
A Ponte do Dragão é uma famosa ponte localizada no centro de Liubliana. Ele atravessa o rio Ljubljanica e conecta o centro da cidade com o subúrbio de Vodnik. Seu nome vem das quatro estátuas de dragão localizadas na base de cada um dos quatro suportes da ponte. Estas estátuas são um dos principais símbolos da cidade, onde vale a pena uma parada para uma foto.
A ponte também é notável por seu estilo arquitetônico Art Nouveau, que é um raro exemplo desse estilo na Eslovênia. É um ponto turístico popular e também um patrimônio cultural.

5. Centro de Arte Metelkova
Metelkova é um centro social e cultural autônomo e, guardadas as proporções, lembra um pouco a Cidade Livre de Christiania na Dinarmaca. Este centro fica localizado em um antigo quartel militar e foi criado no início dos anos 1990 por um grupo de artistas e ativistas que ocuparam os prédios abandonados.
O centro possui várias galerias de arte, estúdios de artistas e espaços para apresentações, além de um albergue e um bar. É conhecida por suas manifestações culturais alternativas e underground e é considerada uma parte importante da cena cultural da cidade.
A primeira vista confesso que fiquei um pouco intimidado quando cheguei lá, mas acho que foi um pouco daquele sentimento de insegurança que todo brasileiro carrega consigo. No mais, o local é super tranquilo.

6. Cukrarna
Cukrarna é um museu de artes modernas localizada a cerca de 10 minutos a pé do Centro. Ele serve como espaço para uma variedade de eventos culturais, incluindo shows, exposições e apresentações teatrais. O ambiente é bastante descontraído e de alguma maneira representa muito a atmosfera “good vibes” da cidade.
A construção é bastante interessante com espaços bastante amplos. Apesar disso, a quantidade de exposições quando estive lá era bastante limitada. Basicamente consegui ver tudo calmamente em cerca de 40 minutos. De toda maneira, se você tiver um tempo livre pra conhecer, pode valer a pena como uma atração secundária.
Site: https://cukrarna.art/en/
Custo do ingresso: 6 Euros

7. Restaurantes em Liubliana
A cidade possui ótimos restaurantes e a culinária lembra bastante a italiana. A maioria deles estão localizados às margens do rio que são verdadeiras vias gastronômicas.
Um dos locais que conheci e tive uma excelente experiência foi o Restaurante Julija (https://julijarestaurant.com), local bastante agradável e comida excelente. Clique aqui e verifique as informações diretamente no Google Maps.
8. Ponto de Partida para outras Cidades a partir de Liubliana
A Eslovênia possui diversos pontos interessantes que podem ser acessados em curtas viagens a partir de Liubliana. As duas principais opções são o Lago Bled (55 km), os Alpes Julianos (130 km) e as cavernas de Škocjan (77 km).



Catarinense, morando na Itália, engenheiro civil, mestre em energia, mergulhador, piloto de avião e várias outras coisas que já inventei nessa vida, mas o que gosto mesmo é de viajar! 🙂
Países que já visitei:
🇧🇷🇨🇴🇨🇱🇲🇹🇺🇾🇩🇰🇸🇪🇫🇮🇷🇺🇪🇨🇱🇻🇪🇪🇱🇹🇧🇾🇵🇱🇨🇿🇦🇹🇭🇺🇸🇰🇮🇹