Entrada na Colômbia: Tudo que você precisa para viagem de turismo

Embora não faça parte do Mercosul, a Colômbia é um país associado do bloco. Então é quase tudo tão fácil quanto entrar na Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. Veja nesse post tudo que você precisa saber para sua entrada na Colômbia.

Visto

Para viagens de até 90 dias não é necessário visto de entrada na Colômbia.

Documentos de entrada na Colômbia

Os documentos necessários são basicamente três:

  • Passaporte ou Identidade
  • Passagem de Ida e Volta + Comprovante de Hospedagem (nem sempre vão pedir)
  • Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP)

Passaporte ou Identidade

Para ingressar na Colômbia você não precisa de Passaporte, mas sinceramente? Leve ele! Foi exatamente na Colômbia que eu me arrisquei a viajar sem passaporte. Ou seja, saí do Brasil portando somente a Identidade e alguns trocados no bolso.

Cheguei na imigração com confiança na fluência do meu portunhol lapidado nas praias catarinenses:

– Pasaporte señor?
– Errrr… no tengo, pero tengo mi identidade. Ok? (e aquela joinha universal)

Bom, no fim deu tudo certo, mas ficou claro que a partir daquele momento a minha imigração saiu da “normalidade” me tornei um suspeito e quase inimigo do governo colombiano. A checagem demorou um pouco, mais do que o normal, e algumas perguntas tradicionais como quantos dias, onde ia e pedido de bilhete de retorno.

Não façam isso! Levem o passaporte. Outro fator negativo de entrar com a identidade é o pequeno pedaço de papel que entregam. Esse recibo de entrada deve ser apresentado quando você sair do país. Se você perder, provavelmente não irá querer lembrar dessa parte da viagem e ainda poderá ser multado. Caso você tenha chego aqui exatamente por ter feito isso, procure um dos “Centros Facilitadores de servicios Migratorios”, clicando aqui.

Apesar de tudo isso, se você for teimoso como eu, leve sua identidade original. Nenhum outro documento serve, mesmo aqueles com efeitos de identidade no território brasileiro como CNH, carteira profissional e carteira de trabalho.

Dicas extras sobre o Passaporte e Identidade

A história de Identidade com menos de 10 anos de emissão é lenda, mas a foto tem que condizer com a sua fisionomia atual a ponto de alguém reconhecer que é você. Então garotão de 21 anos, não viaje com a sua identidade com a foto de quando você foi jogar o interséries aos 12 anos. Vai dar problema!

O passaporte deve ser válido pelo menos até a sua data de saída do país. Recomendo muito que o vencimento seja 6 meses além da sua passagem de volta, para a Colômbia e qualquer lugar do mundo!

Passagem de ida e volta e Local de Hospedagem

Nem todas as vezes o documento que comprove que você tem passagem de volta e lugar onde ficar durante a sua estadia é solicitado, mas esse pedido não é nada incomum.

Lembre-se, você está indo para turismo, então teoricamente você já deveria ter saído do Brasil com esses aspectos resolvidos. Se você não possuir esses documentos, sem dúvida podem entender que você não está chegando na Colômbia com intenção de voltar.

Então levar uma cópia das passagens e das hospedagens em papel e/ou no celular é sempre uma boa ideia.

Comprovante de vacinação contra febre amarela

O comprovante de vacinação contra a febre amarela se chama Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Você precisa ter um dentro da validade (10 anos). Essa vacina é feita na maioria dos postos de saúde. Entretanto, a emissão do comprovante nem sempre ocorre lá (consulte a secretaria de saúde da sua cidade ou a ANVISA).

Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) - Entrada na Colômbia
Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP)

A vacina deve ser tomada 10 dias antes de viajar. Apesar disso, eu sei que existe o serviço no Aeroporto Internacional de Guarulhos, por exemplo. Eu sinceramente acho que não conferem se você tomou 10 dias antes. Apesar disso, não deixe para a última hora.

Informações adicionais para entrada na Colômbia

Seguro-saúde

Não consta como obrigatório, mas é muito recomendável. A Colômbia não possui atendimento médico gratuito ao estrangeiro, então garanta sempre um seguro-saúde com cobertura internacional antes de viajar.

Carteira de Habilitação

Sua CNH brasileira não serve como identidade na Colômbia, mas ela serve para dirigir. Sim! Sua CNH é válida para condução de veículos. Inclusive os carrinhos de golf de San Andrés. Você vai querer alugar um! 🙂

Embaixada do Brasil em Bogotá

Endereço: Calle 93 Nº 14-20, Piso 8 Bogotá – Colômbia

Telefone: (00571) 218-0800

Plantão Consular: 57  310 809 6169 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)

Email: brasemb.bogota@itamaraty.gov.br / consular.bogota@itamaraty.gov.br

Alguns links importantes: Site da Repartição, Facebook do Setor Consular, Outras informações.

Planejamento do Roteiro

Agora que você já sabe toda a parte burocrática para fazer sua entrada na Colômbia, chegou a hora de planejar o seu roteiro. Eu escrevi um post com uma sugestão de roteiro de 17 dias que eu fiz em 2015, para acessá-lo clique aqui e boa viagem!

5 respostas

Comente, pergunte, conte a sua experiência!