Bruxelas, Bélgica
Bruxelas é a capital da Bélgica e tem pouco mais de um milhão de habitantes. A cidade encontra-se localizada bem no centro do país, rodeada por outras 18 cidades que compõem a região da capital Bruxelas.
Bruxelas é a cidade que eu menos criei expectativas e a que mais me surpreendeu positivamente! No aspecto geral, a cidade é bem limpa e encanta os olhos com sua arquitetura imponente que une modernidade e história. Para quem ama provar gastronomia local, é possível agradar o paladar com os quatro produtos mais conhecidos: waffles, chocolates, batatas fritas e cervejas.
QUANDO IR
No inverno o clima é bem frio. Na primavera e outono, o clima é mais agradável, porém ainda frio. No momento em que chega o verão, as temperaturas não são altas. As máximas ficam em torno dos 23°C. Por mais que você viaje para lá no verão, é importante sempre ter uma opção mais quentinha para vestir durante a viagem, visto que chove praticamente o ano todo. Ainda assim, as chuvas não costumam ser muito fortes. O índice pluviométrico geralmente é inferior a 50 mm por mês.
A sugestão é que a viagem seja feita no verão, quando o clima é realmente muito agradável e os dias são mais longos. Assim, é possível aproveitar a luz do sol para passear por muitos lugares em um único dia.
QUANTO TEMPO FICAR
Quando pensamos em destinos menos pomposos, a tendência é dedicar menos tempo para conhecer o lugar ou dar ênfase apenas aos pontos turísticos mais famosos. Das capitais europeias, Bruxelas normalmente não aparece listada entre as dez principais cidades para conhecer. Mas acredite, ela se tornará a sua queridinha e por isso merece pelo menos três dias inteiros no seu roteiro de viagem.
CHEGANDO NA CIDADE
A cidade conta com dois aeroportos: Brussels Airport e Charleroi Airport.
O Brussels Airport é um aeroporto internacional e está distante 15 km do Centro da cidade de Bruxelas. Se você chegar por esse aeroporto, terá várias opções de deslocamento com custo baixo: trem, ônibus, táxi ou transfer privado.
De maneira idêntica, o Charleroi Airport é também um aeroporto internacional. Por outro lado, é base de operações das companhias aéreas low cost e está distante cerca de 60 km do Centro de Bruxelas. Se sua chegada for por esse aeroporto, você terá as mesmas opções de transporte. Todavia, seu custo será mais alto, o tempo de deslocamento será maior e haverá mais baldeação, dependendo do transporte escolhido.
ONDE FICAR EM BRUXELAS
Eu sugiro que a hospedagem seja feita na zona central de Bruxelas. Dessa forma, é possível percorrer uma boa parte da cidade a pé; conhecer os principais pontos turísticos com muita facilidade; e encontrar rapidamente meios de locomoção para os pontos turísticos mais distantes. Além disso, é possível ter uma visão geral do contraste diurno e noturno do ponto turístico mais atrativo e movimentado da cidade: a Grand Place.
Existe a possibilidade de se hospedar em regiões mais econômicas fora da área central. Em contrapartida, é necessário fazer a análise de custo e benefício dessa escolha de acordo com o roteiro que será feito pela cidade.



CUSTO PARA O TURISTA
A moeda oficial é o Euro, então a conversão raramente é favorável aos viajantes brasileiros.
Um ponto positivo é que a cidade dispõe de restaurantes para todos os bolsos e gostos, até mesmo na zona central. E isso significa que você poderá tranquilamente provar a gastronomia local comendo comida de rua ou em restaurantes menos visados.
Outro ponto positivo é a possibilidade de percorrer boa parte da cidade a pé. Ou então adquirir o Brussels Card que dá direito à entrada gratuita em inúmeros museus, descontos em atrações turísticas e restaurantes e oferece a opção de compra com transporte público ilimitado.
SEGURANÇA
Bruxelas é a capital da União Europeia, sediando recorrentes encontros de líderes de estados e empresários. Ainda, é um local que muitas vezes abriga grandes manifestações e é alvo de atenção para atentados terroristas.
Em termos de turismo, a cidade aparenta ser bem segura. Mas como toda grande cidade, por mais segura que ela aparente ser, é preciso ter atenção e evitar andar sozinho muito tarde em lugares menos movimentados, principalmente algumas estações de metrô.
LUGARES PARA CONHECER EM BRUXELAS
Bruxelas tem inúmeras atrações e muitas outras mereceriam estar na lista. Mas vou descrever as principais para um roteiro de três dias.
1 Arte de rua
Contemplar as variadas formas de manifestações de arte nos espaços públicos é uma das coisas que mais gosto de fazer quando viajo. Na prática, a arte urbana representa o encontro da vida com a arte, pois essa união ocorre naturalmente enquanto o ser humano vive e se desloca pela cidade. Bruxelas respira arte urbana!
A arte urbana, arte de rua ou street art é aquele tipo de arte acessível para todos e que encanta, basta prestar atenção! Essa arte apresenta-se por intermédio de intervenções como grafite, stencil, adesivo, cartaz, pintura, poema urbano, bem como estátua viva, apresentação de música, dança ou teatro.
Em Bruxelas, a arte de rua manifesta-se principalmente pelas pinturas dos comics e pelas estátuas.
1.1 Comics
Uma dica para quem ama cartoon e comics é caminhar pelas ruas de Bruxelas e conhecer a rota dos quadrinhos pela capital mundial das histórias em quadrinhos.
Desde os anos 90, a cidade homenageia os personagens e autores dos quadrinhos franco-belgas com pinturas nas paredes das construções de Bruxelas. Nesse ínterim, elas são hoje aproximadamente 60 espalhadas pela cidade. E o melhor disso é que elas podem ser avistadas facilmente enquanto você estiver se deslocando a pé pelas redondezas. Se quiser fazer a rota completa, eu indico um dia apenas para essa finalidade.



1.2 Estátua do Manneken Pis
Não se surpreenda se você achar a estátua do Manneken Pis minúscula, pois ela realmente é!
Manneken Pis é uma pequena estátua de cerca de 60 centímetros de um menino urinando. Certamente, se não fossem as lendas que originaram a sua fama, a maioria das pessoas nem fotografariam essa estátua. Mas ela é simplesmente um símbolo da cidade e do humor desse povo!
Uma das lendas diz que a estátua foi feita em homenagem a um menino que apagou um incêndio com seu xixi. Sendo ou não verdade, essa é mais uma das histórias que o tornou famoso.


Há registros de que o Manneken já foi sequestrado, furtado, destruído e restaurado. Porém, após a última restauração, a estátua original passou a ser conservada pelo Brussels City Museum e no seu antigo lugar, instalaram uma réplica, que é a que se vê até hoje.
Quando visitei a estátua, o menino estava peladinho. Mas ele tem atualmente cerca de 1000 roupinhas, que representam os países dos turistas que visitam Bruxelas. Outras são uniformes profissionais e algumas são para ocasiões especiais, podendo-se ver uma boa parte delas em exposição no Brussels City Museum.
1.3 Estátua Pieter Bruegel
Se você gosta de estátuas, em Bruxelas existem inúmeras espalhadas pela cidade e você certamente se surpreenderá com a criatividade desse povo. A estátua de Pieter Bruegel chamou minha atenção justamente por isso. Ela está localizada ao lado da Igreja Notre Dame de la Chapelle, onde ele foi sepultado.
O artista Pieter Bruegel (o velho) é considerado o maior pintor holandês do século XVI. Ficou conhecido por suas pinturas de paisagens e cenas camponesas, as quais retratam suas vidas e costumes, sua terra. Sobretudo, demonstram de forma explícita os rituais, cotidiano, agricultura, caça, refeições, festas, danças e jogos.
O artista mudou-se para Bruxelas em 1563, onde a parte mais importante da sua vida aconteceu. Por consequência, ali foi enterrado e também é onde uma grande parte de suas obras está exposta. Como suas principais obras destacam-se: Torre de Babel, Provérbios Neerlandeses, O triunfo da morte, A dança dos camponeses, A boda camponesa, O combate entre o Carnaval e a Quaresma, Paisagem com a queda de Ícaro e Caçadores na neve.

2 Atomium
Por mais que eu adore turistar pelos lugares menos conhecidos das cidades e tirar fotos improváveis, os monumentos grandiosos que são símbolos desses lugares simplesmente me fascinam!
O Atomium é uma atração muito popular de Bruxelas e uma marca da cidade, assim como a Torre Eiffel em Paris! Ele é uma estrutura monumental única no mundo, projetado e construído para a Feira Mundial de Bruxelas de 1958. É uma obra remanescente do passado com total aspecto criativo e futurista. Sua forma corresponde à célula unitária de nove átomos formando um cristal de ferro, ampliada 165 bilhões de vezes.

Além de alto valor patrimonial, também é um lugar cultural com boa parte do seu percurso dedicado a exposições com temas sobre a Bélgica e as artes digitais. Por certo, proporciona uma vista magnífica da cidade e oferece um passeio surpreendente por seus espaços interiores.
Uma curiosidade é que esse monumento incrível tem 102 metros de altura, conta com 9 esferas com 18 metros de diâmetro e 250 toneladas cada e uma massa total de 2500 toneladas.
3 Catedral de São Miguel Arcanjo e Santa Gúdula
Independente da sua religião ou crença, visitar basílicas, catedrais, igrejas, mesquitas, santuários ou templos faz parte da vida de quem ama viajar e conhecer a história de cada destino.
A Catedral de São Miguel Arcanjo e Santa Gúdula é uma igreja católica, tendo a origem da sua história no século VIII ou IX com a construção de uma capela para homenagear São Miguel. Dois séculos depois, o duque de Brabante, Lambert II, construiu uma igreja românica em seu lugar. Por conseguinte, em 1047, as relíquias de Santa Gúdula foram transportadas para a catedral, tornando-a uma catedral de dois santos: Miguel e Gúdula, ambos padroeiros de Bruxelas.
4 Gastronomia
Quando você for para Bruxelas, não deixe em hipótese alguma de experimentar as batatas fritas com sua grande variedade de molhos especiais, os deliciosos chocolates, os dois tipos de waffles (Liège e Bruxelas) e as cervejas incomparáveis.
4.1 Delirium Café
Falando-se em cerveja, um lugar indispensável em Bruxelas para os amantes dessa bebida é o Delirium Café. Esse bar é simplesmente um parque de diversões. Afinal ele detém o recorde mundial do Guinness, obtido em 2004, do bar com maior quantidade de cervejas disponíveis para degustação: são mais de 2.000 cervejas do mundo todo.
Quando estive por lá, o bar não oferecia refeições. É provável que você fique alegre rapidamente, pois a graduação alcoólica de muitas cervejas é bem alta. Então uma dica é comprar alguma comida de rua e levar junto, pois o bar permite a entrada de comidas de outros lugares para acompanhar a degustação das cervejas. Separe pelo menos três ou quatro horas de um dia para curtir a degustação com calma e tenha anotado o endereço da sua hospedagem. Você só entenderá a importância de ter esse endereço anotado quando sair de lá!
5 Grand Place
Assim como todas as cidades turísticas, os principais pontos de Bruxelas são muito disputados. Mas é possível fugir do tumulto acordando bem cedinho. Dessa forma, nesse dia da foto, eu exerci o meu papel de boa turista e garanti o meu registro quase sozinha em uma das praças com a arquitetura mais linda do mundo, que inclusive está listada como Patrimônio Mundial da UNESCO!

Grand Place é a praça central de Bruxelas. Ela é reconhecida principalmente por sua riqueza estética e considerada um dos lugares mais bonitos do mundo. Recebe anualmente inúmeros eventos festivos e culturais.
6 Hotel de Ville – Prefeitura
Quando viajo, adoro caminhar pelo meu destino turístico, explorar cada cantinho do lugar e me perder pela cidade. Encontrar a Prefeitura de Bruxelas é muito fácil, pois ela se situa na Grand Place, bem no Centro.
Essa construção é uma obra-prima da arquitetura civil gótica do século XV. Bem no topo da sua torre está uma estátua de São Miguel Arcanjo, santo padroeiro da cidade juntamente com Santa Gúdula.

7 Maison du Roi
Na movimentada Grand Place encontra-se essa construção belíssima, no estilo neogótico, com dupla denominação. Já foi demolida duas vezes no decorrer da história, sendo reconstruída posteriormente.
O lugar era inicialmente conhecido como Broodhuis ou Casa do pão, datada do século XIII. Mais tarde, foi chamada de Maison du Roi ou Casa do Rei, referindo-se ao título do proprietário do edifício, Carlos V, Rei da Espanha. Atualmente, a construção abriga o Museu de Bruxelas, dedicado ao patrimônio e à história da cidade.

8 Palais Royal de Bruxelles
Habitualmente o Palácio é aberto para visitação entre os meses de julho a setembro. Então, se estiver por Bruxelas nessa época, vale a pena conferir! Eu não tive a oportunidade de conhecer internamente, porém a arquitetura externa demonstra parte da beleza interna que o lugar com certeza abriga.
A estrutura é a sede administrativa da monarquia Belga e nela constam instalados os escritórios dos reis, alguns ministérios, salas de reuniões oficiais e salas para os chefes de estado convidados. Nesse hiato, compreende ainda salas de recepção de prestígio onde são organizadas várias atividades do Rei e da Família Real.

9 Parc du Cinquantenaire
O Parque Cinquentenário é um parque público e urbano que possui um complexo de edifícios em forma de semicírculo. Tem sua origem ligada à vontade do governo belga de celebrar com pompa os cinquenta anos da independência da Bélgica na Exposição Nacional Belga de Arte e Indústria de 1880.
O parque conta com vasto conjunto de jardins e toda essa beleza se realça com a presença de monumentos, inúmeras esculturas e vários museus.
Ou seja, se você gosta de parques, esse não pode ficar fora do roteiro e na minha opinião, é o mais bonito de Bruxelas!
Gostou da ideia de visitar Bruxelas? Está programando sua próxima viagem? Confira o artigo Como comprar passagem barata com o Google Flights antes de comprar sua passagem aérea.
Você já conhece a cidade e foi nestes lugares que eu citei? Deixe-nos um comentário abaixo e vamos partilhar nossas experiências de viagem, o que mais gostamos de fazer!

Gaúcha de Bagé, morando em Farroupilha! Formada em Administração de Empresas, já morou também em Caxias do Sul e na Cidade do México. Viajante independente, caçadora de aventuras e fotógrafa por ocasião. É apaixonada pelo mar, observadora da natureza e amante do ciclismo. Adora estar por aí, na estrada, na trilha, na montanha, no ar, no rio, na praia, no mar, no caminho, no destino, em algum lugar, seja onde for, porque seu lar é onde ela estiver.
Países que já visitou: 🇧🇷 🇧🇪 🇫🇷 🇳🇱 🇬🇧 🇮🇹 🇲🇽 🇵🇹 🇺🇾 🇻🇦