Quais as Vantagens da Cidadania Italiana?

Estima-se que mais de 30 milhões de brasileiros tem direito à cidadania italiana, devido às ondas imigratórias do século XX. Se você é descendente de italianos, é muito provável que você também o tenha. No meu caso, minha família de ambos os lados é italiana. Entre algumas palavras em português, cresci ouvindo minha avó, mãe e tias falarem italiano. Assim, em janeiro deste ano de 2021, eu realizei um dos meus maiores sonhos, que foi reconhecer meu direito à cidadania. Não foi somente uma viagem ao passado e o resgate de minhas raízes, mas também uma conquista burocrática que me beneficiou muito, uma vez que eu já morava na Europa. Desse modo, escrevi este texto abaixo para te ajudar também a descobrir quais são as principais vantagens de ter a cidadania italiana.

VANTAGEM DA CIDADANIA ITALIANA
Passaporte italiano está entre os quatro mais poderosos do mundo

Passaporte Poderoso

Em primeiro lugar, o passaporte italiano está entre os mais fortes do mundo. De acordo com o Henley Passport Index, ele é o quarto passaporte mais poderoso atualmente. Ou seja, dá acesso a 190 países sem a necessidade de emissão de visto de turismo. Para você ter uma ideia, o Brasil está em décimo sétimo no ranking de 2021, com 171 países na lista. Neste ínterim, a principal vantagem, na minha opinião, é a entrada liberada nos Estados Unidos. Enquanto que para turista brasileiro, a retirada do visto (nem sempre garantida) é cara e complicada. Ainda, Canadá e Japão seguem a mesma linha.

O principal motivo que me levou a correr atrás da minha cidadania no ano de 2018, foi poder trabalhar legalmente na União Europeia. Na época, eu era estudante de inglês de meio período para que tivesse o direito de trabalhar 20 horas por semana em Dublin. Este é um tipo de visto estudantil muito comum na Irlanda. Porém ele é válido apenas por dois anos, no máximo. No entanto, se você for italiano, não só poderá trabalhar em quaisquer dos 27 países da União Europeia, como também naqueles integrantes do espaço Schengen, como Suíça, Noruega e Irlanda. Já pensou morar nestes países e viver normalmente sem qualquer tipo de empecilho burocrático? E o que é melhor: sem prazos? 

Além disso, cidadão europeu tem descontos diferenciados para cursos universitários. O valor pode chegar a um terço do que aquele oferecido a estrangeiros. Sem contar que tendo a cidadania italiana, o estudante pode concorrer a bolsas de estudos em condições iguais aos demais europeus.

Saúde e Previdência Pública

Ora, se você for italiano, nada mais justo do que ter direito à saúde pública e à previdência, certo? Sem contar outras vantagens nestes quesitos. Só para exemplificar, uma consulta de emergência no hospital em Dublin custava €380 para estrangeiros, em 2018. Em contrapartida, para europeus, o valor era de €100. E você sabia que seu tempo de contribuição ao INSS no Brasil também conta para você se aposentar na Itália? 

Vantagens da Cidadania Italiana para os Descendentes e Cônjuges

Saiba que sua cidadania italiana adquirida também pode ser repassada aos seus descendentes. Da mesma forma, há a possibilidade de repassar-la ao cônjuge, desde que cumpram alguns requisitos de tempo de união, e que ele(a)  fale italiano intermediário, por exemplo.

Vantagens na Austrália e Nova Zelândia

Se você tem vontade de trabalhar na Austrália ou na Nova Zelândia, o passaporte europeu pode ser uma grande vantagem para você. Isso porque há uma modalidade chamada Working Holiday Visa, destinada a pessoas entre 18 e 30 anos e que permite trabalhar por até 12 meses naqueles países. A diferença para os italianos é que as vagas são ilimitadas.

Vantagens da Cidadania Italiana nos Estados Unidos

Por outro lado, se sua intenção é morar nos Estados Unidos, saiba que como investidor você também encontra vantagens em ser italiano. Um brasileiro, por exemplo, precisa de no mínimo U$ 900 mil para investir na América e adquirir o visto EB-5 de residência. Porém, um italiano pode obter o visto E-2 sem uma quantia mínima exigida, desde que seja “substancial” e compatível com o negócio proposto.


Eu contei neste artigo do meu blog como, para mim, o passaporte italiano teve um significado pessoal muito além de todas estas vantagens mencionadas acima. Confere lá! E se pretende se mudar para o exterior, veja estas dicas para você que pretende morar fora. Ah, e muito importante: saiba como economizar na compra das suas passagens com as nossas dicas de como comprar passagem barata com o Google Flights

Você já conhecia quais as vantagens de ter a cidadania italiana? Deixe um comentário abaixo se tiver qualquer dúvida ou se quiser contribuir com o assunto. Afinal, falar de viagens e conteúdos relacionados é o que mais gostamos de fazer!

Comente, pergunte, conte a sua experiência!