Coliseu, Roma – Itália

Assim como a Muralha da China e o Cristo Redentor, o Coliseu foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno (apesar de não ter nada de “moderno”, rsrs). E, em junho de 2021, após algumas restrições de viagens devido ao coronavírus terem sido “aliviadas”, tive a oportunidade de conhecer este notável monumento.

COLOSSEO

Trata-se de um antigo anfiteatro, com quase 2 mil anos de construção, localizado no centro da cidade de Roma, na Itália. O término da obra deu-se no ano de 80 d.C. e chegava a abrigar 90 mil espectadores. Os espetáculos mais comuns eram os famosos combates de gladiadores, além da caça de animais selvagens, como leões, panteras e até mesmo elefantes e hipopótamos. Os animais também surgiam a qualquer momento durante os eventos, através de um sistema de elevadores bastante interessante. Nesse hiato, também aconteciam simulações de batalhas navais, onde a arena era toda inundada através de aquedutos subterrâneos.

O edifício é construído em mármore, pedra travertina, argamassa, areia e pedra calcária. Com o passar dos anos, muito do revestimento foi saqueado e hoje restam pouquíssimos vestígios. As arquibancadas dividiam-se de acordo com as diferentes classes sociais. Ou seja, enquanto algumas eram destinadas às altas classes, outras em madeira pertenciam à plebe (e às mulheres). Por outro lado, nos pisos subterrâneos, ficavam diversos túneis onde os animais eram enjaulados e por onde transitavam os membros responsáveis pelos espetáculos acontecerem. Um anel exterior de rocha artificial garantia sustentação à construção. Com os terremotos ocorridos ao longo dos anos, grande parte, infelizmente, veio ao chão. Ainda, possuía uma cobertura retrátil para proteger os espectadores do sol. Sem dúvida, é um dos maiores símbolos da arquitetura romana e do qual os italianos tem muito orgulho. Até hoje, ninguém sabe ao certo qual arquiteto o projetou.

COLISEU, ROMA - ITALIA
Imagens do Coliseu

INGRESSOS PARA O COLISEU

Há vários tipos de ingressos para entrada no Coliseu. Você pode optar em fazer a visita guiada, ou individual. Entretanto, todos eles incluem também acesso ao Fórum Romano e ao Monte Palatino. Ambos os sítios são ruínas de fragmentos arquitetônicos, com escavações encontradas e datadas de séculos antes do nascimento de Cristo. Imagine poder ver de perto não só onde moraram figuras da história como Calígula, Nero e Augusto, como também de onde surgiu a lenda de Rômulo e Remo! Simplesmente incrível, não é mesmo? Mas atenção: por ser uma visita bastante longa que exige muita caminhada, vá com calçados confortáveis e hidrate-se bem. Lembre que é proibido entrar com malas e mochilas muito grandes e que não há guarda-volumes no local.

MONTE PALATINO
Ruínas do Monte Palatino, Roma – Itália

Os ingressos dão direito a 2 dias de acesso às atrações e certamente, apenas uma entrada em cada uma. Assim, se você tiver tempo, e para que seu passeio não fique muito cansativo, você pode visitar um dia o Coliseu e no dia seguinte, o Fórum Romano e o Monte Palatino. Nós tínhamos apenas um dia para fazer tudo, e no final dele estávamos completamente exaustos e com a sensação de podíamos ter explorado mais. 

Atualmente, devido à pandemia do coronavírus, os ingressos estão disponíveis apenas online, e há necessidade prévia de marcação de horário para a visita. O tempo das visitas também está limitado, apesar de não ter percebido ninguém controlá-lo durante nossa passagem. Compramos nossos tickets pelo site https://www.colosseum-rome-tickets.com/pt/. A saber, pagamos €21 cada um, e tudo que apresentamos foram os ingressos online pelo celular. Optamos pela visita individual, pois não havia guias que falassem português. Apenas espanhol, inglês, alemão, francês e italiano. Alternativamente, estão disponíveis áudio-guias através do aplicativo recomendado na compra dos ingressos.

Outras informações importantes antes da compra do ingresso

Crianças e jovens de até 18 anos e acompanhados por pessoal docente permanente ou contratado nas escolas italianas, têm entrada gratuita. Da mesma forma, cidadãos da União Europeia de 18 a 25 anos desfrutam de preços reduzidos. Todavia, em ambos os casos é necessário portar documento válido de identificação.

Com o fim de fazer uma visita rápida pelos principais pontos turísticos de Roma, você pode optar pelo ingresso combo. Este inclui acesso ao Coliseu, Fórum Romano, Monte Palatino, Museus do Vaticano, Capela Sistina e Basílica de São Pedro. Tudo isso através de visita guiada, em um dia, com transporte entre os pontos incluído e sem necessidade de enfrentar filas.

Tenha em vista que o acesso à arena do Coliseu não está incluído nos ingressos padrão. Para isso, é necessário optar por uma visita guiada que inclui, especificamente, este serviço (a partir de €46 por pessoa). Também há a opção seguinte, com acesso aos níveis subterrâneos.

Ainda, há um passeio ao cair da noite, que conta com o charme do edifício camuflado na escuridão. Novamente, por causa da pandemia, o acesso à arena está bloqueado nesta modalidade. E encontramos este passeio apenas no site Get Your Guide. Atente para as instruções que não permitem crianças menores de 6 anos. Ademais, não é um roteiro acessível a pessoas com mobilidade reduzida e são proibidos carrinhos de bebê.

ONDE FICA E COMO CHEGAR

Apesar de se situar no centro de Roma, o Coliseu não fica tão próximo do “fervo” e das demais atrações. Partindo da Fontana di Trevi, por exemplo, você terá que andar a pé cerca de 1,5km até o Coliseu. E em média 1,8km desde o Panteão. Porém, a estação de metrô (linha B – Colosseo) fica em bem em frente, se preferir economizar passos. O endereço oficial é Piazza del Colosseo, 1, Roma, Itália.

DICAS DE OURO

Em frente ao Coliseu, e com uma vista simplesmente perfeita da construção histórica, está o Hotel Palazzo Manfredi. Você pode tanto se hospedar ali, como apenas saborear uma deliciosa refeição. Não é necessário ser hóspede para entrar. Este lugar renderá excelentes fotografias, eu prometo! 

Se acaso estiver com o orçamento mais apertado, ou quiser variar os ângulos, indicamos fotografar no muro acima da estação do metrô. Ali rende uma linda vista do anel exterior do Coliseu.

Por fim, mas muito importante, observe que, a partir de 6 de agosto de 2021, todos os locais públicos na Itália passaram a exigir que os visitantes com mais de 12 anos apresentem um certificado verde COVID-19, comprovando que: estão totalmente vacinados (com uma vacina aprovada pela EMA); ou que foram testados (PCR ou antígeno) com um resultado negativo nas últimas 48 horas; ou, ainda, que recuperaram-se de COVID-19 (com um resultado de PCR ou teste de antígeno) pelo menos 15 dias e não mais do que 6 meses. Os passes verdes devem ser em italiano ou inglês e podem ser em formato digital ou impresso.

MONTE PALATINO e FORUM ROMANO
Foto tirada no Monte Palatino, lugar lindo e cheio de história

Está planejando viajar à Itália? Confira nosso ROTEIRO DE 7 DIAS NA ITÁLIA e O Que Fazer em Cortina D’ampezzo – Itália.

Este artigo foi útil pra você? Já conhece o Coliseu e tem mais alguma dica para acrescentar a outros viajantes? Deixe um comentário abaixo e vamos compartilhar nossas dicas de viagem. Afinal, é o que mais gostamos de fazer!

Comente, pergunte, conte a sua experiência!