Um Final de Semana em Albufeira
No final de semana de 22 de maio do ano de 2021, tive o prazer de conhecer a cidade portuguesa de Albufeira, na região do Algarve. É um dos destinos europeus mais procurados pelos turistas. Por certo, tem belas praias, muitas opções de lazer e uma vida noturna bastante agitada. Foi a segunda vez que desci para a região sul de Portugal, onde havia conhecido a cidade de Faro na primeira oportunidade. Mas esta segunda viagem é que me surpreendeu de verdade! Então bora falar um pouco do que fazer em um final de semana em Albufeira e da minha experiência inesquecível.

PRAIAS DE ALBUFEIRA
Há inúmeras praias espalhadas pela região, e com certeza haverá uma pertinho de você. Nós escolhemos a belíssima Praia de São Rafael para passarmos o sábado, quando chegamos. Só para ilustrar, a orla é pequena e dourada, protegida por um paredão maravilhoso de pedra. As rochas, por sua vez, caídas e enfeitando o espaço, são repletas de fósseis marinhos de uma época há muito tempo passada. A água é de um azul turquesa singular e muito gelada. A areia é grossa, e apesar do ventinho constante, estava uma temperatura muito agradável para passar o dia todo na praia.
Ainda, havia um restaurante no local, porém estava fechado. Um brasileiro que passou quietinho com seu isopor cheio de cerveja gelada é que nos salvou o dia. Há estacionamento, e a chegada à praia se dá através de uma rampa acessível para cadeirantes.
Se você estiver na parte velha da cidade, a praia de acesso mais fácil é a Praia dos Pescadores. Ao mesmo tempo, é a praia mais popular e movimentada durante o verão. É ali que acontecem os concertos grátis organizados pela Câmara Municipal. Neste link você consegue observar ao vivo a Praia de Albufeira e parte da Praia dos Pescadores, além da Praia do Peneco.

HOTEL
Ficamos hospedados no Hotel Cerro da Marina, próximo à Marina e à Baía de Albufeira. Os quartos são limpos e espaçosos e o café da manhã é maravilhoso. O espaço é muito aconchegante, e a jacuzzi de águas mornas tornou nosso final de tarde ainda mais agradável. Os funcionários são muito cordiais e solícitos. Por fim, o preço foi justo. Pagamos €89 o casal, por uma reserva em cima da hora. Certamente voltaria a me hospedar neste hotel, e o recomendo a quem for visitar a cidade.

RESTAURANTES
No sábado à noite passeamos pela parte velha da vila. Já havia passado das 21h e as cozinhas dos restaurantes estavam perto de fechar. Assim, escolhemos na correria o restaurante Borda d’Água para jantarmos, devido à sua localização à beira-mar. De frente para a Praia da Oura, o restaurante oferece uma carta variada de drinks, porém a comida deixou a desejar. Gostaríamos de voltar ao local durante o dia, para aproveitar a praia e tomar alguns copos, pois a vista é privilegiada. Porém, escolheríamos desta vez somente os petiscos do cardápio, e não a refeição completa.
No domingo à noite, nossa escolha foi uma steakhouse, o Wild & Co. Desta vez consultamos antes as avaliações do restaurante e não poderiam ser melhores. Dessa maneira, tivemos um jantar maravilhoso. Fomos muito bem atendidos e gastamos praticamente a mesma quantia paga por aquele do dia anterior, com uma qualidade muito superior.
Nossos amigos Beatriz e Gabriel puderam ficar mais dias do que nós em Albufeira. Desse modo, recomendaram o restaurante Staar, muito bem avaliado nas redes. Ainda, sugeriram experimentar o bolinho de parmesão de entrada. Igualmente, ambos aconselharam conhecer o restaurante Taberna Vicentina, próximo à Câmara Municipal. Esta experiência foi de uma típica comida portuguesa, com valores bastante acessíveis.
MARINA DE ALBUFEIRA
Recentemente projetada, a Marina de Albufeira é uma zona de prédios novos e coloridos, muito diferentes do resto da cidade. Em outras palavras, é um local que foge do branco comum do restante das construções, e apresenta um clima mais alegre e descontraído. Ali você encontra diversos restaurantes, lojinhas e as barracas que vendem passeios e ingressos para atrações.
Você encontrará diversas opções para passeios de barco pelas praias, que foi o que escolhemos. Entretanto, há também outras atividades alternativas, como aluguel de caiaque, jet ski, stand-up e equipamentos de mergulho. No local também há uma pista de kart no estacionamento subterrâneo da marina, e boliche. A experiência de nadar com os golfinhos foi a que mais me chamou a atenção, além do flyboarding e do parasailing.

PASSEIO DE BARCO
Nosso passeio de barco foi contratado, na hora, com a empresa Algarve Charters. Saímos às 14h30 da Marina e a duração foi de quase 3 horas. Em resumo, passamos por uma boa parte da costa do Algarve, incluindo a Praia de Benagil e Carvoeiro. As encostas são repletas de falésias douradas, águas muito claras, de um verde/azul impressionante. O ponto alto do programa foi a gruta de Benagil. Com efeito, a praia escondida por esta gruta e embelezada por um buraco esculpido no teto, é de tirar o fôlego. Com toda a certeza mereceu a posição dos 5 lugares mais bonitos do mundo, segundo o Huffington Post.
Pagamos €27 por pessoa e valeu cada centavo. Devido ao coronavírus, a lotação máxima do barco, que antes era de 70 pessoas, passou para 42. Apesar de ser ruim para a companhia, para nós foi ótimo. Como resultado, tivemos mais espaço para nos acomodarmos na embarcação e ficamos confortavelmente instalados. Devo dizer que esta foi uma das vantagens de contratar esta companhia. Ou seja, não há lugares reservados no barco em poltronas numeradas, por exemplo. Assim, você não precisa passar as 3 horas de percurso sentado no mesmo banco.

ATRAÇÕES EM ALBUFEIRA
Aproveite para explorar também estes outros programas sugeridos abaixo. Nossa noite em Albufeira ficou prejudicada devido às atuais restrições do coronavírus. Assim sendo, todos os estabelecimentos devem estar fechados até às 22h30. E ainda não estão permitidos eventos que aglomerem muitas pessoas.
ZOOMARINE
O Zoomarine é um parque aquático temático onde pode-se nadar com os golfinhos. Além disso, há montanha-russa, tobogãs, cinema 4D, piscina de ondas e observação de animais. Ideal para levar as crianças.
KRAZY WORLD ZOO
O Krazy World Zoo é um zoológico de acolhimento de animais que não tinham um local de destino e foram resgatadas de más condições de bem-estar. Conta hoje com mais de 62 espécies diferentes, com as quais os visitantes podem interagir. Ademais, tem um campo de golfe com 18 buracos e uma área com piscinas e tobogãs. É ideal para um passeio com a família. Também há volta de kart a pedal, de pônei, arvorismo e paint ball.
AQUASHOW
O Aquashow Park Hotel é um dos parques aquáticos mais completos de Portugal. Fica a cerca de 30 quilômetros da cidade, mas a diversão será garantida. Tem diversos brinquedos, tobogãs e piscinas no parque.
SAFARI DE JIPE
Quer um programa alternativo? Este safari de jipe promete ser uma aventura inesquecível pelo Algarve. Com provas da gastronomia portuguesa, como compotas e famosas aguardentes, a excursão oferece opções de meio dia ou dia inteiro.
CAMPOS DE GOLFE
Para os amantes do esporte, a região conta com alguns campos de golfe de qualidade. Entre eles, está o Nau Salgados Golf Course, o Balaia Golf Village e o Pine Cliffs Golf Course (no Sheraton Algarve Hotel).
Vai passear em Portugal? Quer conhecer mais sobre as atrações em Lisboa, ou a noite na capital? Confira nossos artigos aqui. Se for conhecer a maravilhosa Cascais, confira as dicas imperdíveis de uma moradora da cidade sobre o que fazer em um dia em Cascais. Quer viajar e ainda não escolheu seu voo? Leia este artigo sobre como usar o Google Flights para encontrar passagens baratas.
Já conhece o Algarve? Tem mais sugestões para nos indicar? Deixe um comentário abaixo e vamos compartilhar nossas experiências de viagem, o que mais gostamos de fazer!

Após dez anos de carreira em concurso público, Camila abandonou tudo e foi viver seu sonho de morar no exterior. Desde 2017, morou na Irlanda, Estados Unidos, Brasil, Itália e Portugal. Como imigrante, enfrentou muitos desafios, mas sempre de cabeça erguida, pois o que mais lhe motiva é conhecer este mundão e tudo o que ele tem a oferecer!